CAMPUS CABO FRIO

Notícias

Neabi

I IFFestival Negressência homenageia o dia da consciência negra com diversas atividades

por Mônica Athayde Gonçalves publicado 22/11/2016 14h37, última modificação 22/11/2016 14h37
O núcleo de estudos afro-brasileiros e indígenas - NEABI, coordenado pelo professor Carlos Fabiano, realizou atividades para lembrar o dia da consciência negra.
festivaldelma.jpg

   O núcleo de estudos afro-brasileiros e indígenas - NEABI, do Campus Cabo Frio, coordenado pelo professor Carlos Fabiano, com colaboração das alunas Jéssica Borges e Milena Tavares (bolsistas) promoveu o  I IFFestival Negressência para marcar o dia da consciência negra e destacar as atividades do núcleo.

   Foram dois dias de evento com debates sobre questões étnicas e culturais e, também, discussões de temas como racismo e as dificuldades da juventude negra no seu cotidiano. Workshop de estética afro e sobre a religião africana fizeram sucesso entre os presentes. Ao final do dia, as apresentações culturais com tradicional grupo da região, Santo Samba e baile charme, no segundo dia, encerrou a programação.

   O festival negressência é um canal que se constitui para contribuir com a divulgação da história desses povos que formaram o Brasil. Segundo Carlos Fabiano, o intuito é que o festival seja anual, sempre realizado na semana da consciência negra, como forma de exaltação da essência negra, tão rica e plural. "O núcleo se estabelece para fortalecer o comprometimento da Instituição com a construção de uma sociedade democrática e  justa, trazendo ao debate questões imprescindíveis que cooperem para o reconhecimento e a afirmação do papel da identidade negra como um dos pilares do mosaico multiétnico e multicultural do Brasil", ressalta Carlos.

   O NEABI tem como objetivo a valorização e o conhecimento da história dos povos africanos, da cultura afro-brasileira, da cultura indígena e da diversidade na construção histórica e cultural do país.