CAMPUS CABO FRIO

Exposição fotográfica valoriza a cultura negra

por Mônica Athayde Gonçalves publicado 16/12/2015 10h51, última modificação 22/12/2015 13h31
A exposição fotográfica intitulada "Raízes: identidade e beleza" foi inaugurada, essa semana, no hall de entrada do campus e teve como princípio exaltar a estética negra e indígena.
Servidores e alunos participaram como modelos fotográficos

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas - NEABI, a partir do projeto "Educando pela diferença para a diversidade cultural afro-brasileira", promoveu uma exposição fotográfica com o objetivo de exaltar a estética negra e indígena e desconstruir estereótipos criados pela sociedade.

A elaboração da exposição  fotográfica, para apresentar a diversidade da beleza negra, teve a contribuição de servidores e alunos. Como modelos para as fotografias, participaram  11 estudantes e um servidor. As fotografias são concepção do servidor André Lacerda, as molduras para a exposição foram produzidas pelos alunos Pedro Ildefonso e Mylena Tavares, com a orientação do professor Maurecir Guimarães.

O cenário das fotos foi a fazenda Campos Novos, a qual tem uma existência que perpassa a história indígena, escravista e agrária, além de ser relevante por seus sambaquis.

O NEABI tem como objetivo a valorização e o conhecimento da história dos povos africanos, da cultura afro-brasileira, da cultura indígena e da diversidade na construção histórica e cultural do país.