CAMPUS CABO FRIO

Professora de espanhol do campus organiza I Encontro de Professores de Espanhol do IFFluminense

por Comunicação Social Campus Cabo Frio publicado 02/08/2017 16h10, última modificação 02/08/2017 16h10
Durante todo o dia os professores participantes do evento realizaram avaliações sobre as perspectivas da língua estrangeira na Instituição.
A organizadora do evento, Maria Célia (ao centro), o palestrante e os professores do IFF

A professora de espanhol do Campus Cabo Frio, Maria Célia Lira, organizou, na última sexta-feira (28) o I Encontro de Professores de Espanhol do Instituto Federal Fluminense. O objetivo do evento foi reunir os professores de espanhol do IFFluminense e consolidar a identidade do ensino de espanhol na Instituição.

O evento começou pela manhã com a presença do Prof. Dr. Antônio Ferreira da Silva Júnior (CEFET/RJ) com a palestra: "O Ensino de Espanhol nos Institutos Federais: história e perspectiva",  que apresentou a trajetória do ensino da língua na Rede Federal.

No período da tarde houve uma dinâmica entre as professoras do IFFluminense, Anna Carolina Boldrini (campus Bom Jesus do Itabapoana), Luana Costa e Maria Célia Lira (campus Cabo Frio), Gláucia Felismino e Magda Martins (campus Macaé) e Ileana Franzoso (campus Quissamã), onde refletiram sobre a realidade do ensino de espanhol na Instituição, como, por exemplo, a carga horária da língua estrangeira distribuída nos cursos. Além disso, houve um momento reservado para troca de experiências didáticas e metodologias aplicadas nos campi, o que propiciou uma maior interação entre as professoras da Instituição.

Segundo a organizadora do evento, Maria Célia, “o encontro superou as minhas expectativas, porque, além de estreitarmos os laços entre o corpo docente de espanhol do IFF, aprofundamos o conhecimento sobre a trajetória da língua espanhola e trocamos valiosas experiências didáticas, que nos levaram a ter novas ideias para colocarmos em prática no nosso campus de atuação”.

Já para professora Anna Carolina Boldrini, o encontro "foi um momento ímpar e muito proveitoso", tanto que os docentes que participaram do evento já fazem planos para que o próximo Encontro aconteça no campus Bom Jesus do Itabapoana, no início do próximo ano.

O Encontro foi encerrado com uma “Festa Latina”, tendo como temática a cultura hispânica, organizada pela turma de Hospedagem 303 e também coordenada pela professora Maria Célia.