CAMPUS CABO FRIO

Pesquisa e extensão

Projeto Caravana da Ciência visita escolas municipais de Cabo Frio

por Mônica Athayde Gonçalves publicado 05/10/2017 19h54, última modificação 05/10/2017 19h54
O projeto é uma parceria do Campus Cabo Frio com secretaria de educação do município de Cabo Frio.
O professor Manildo coordena as atividades da caravana

O projeto Caravana da Ciência foi apresentado, durante um mês, em escolas de ensino fundamental e médio da cidade de Cabo Frio. Vinculado ao tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia deste ano - a matemática está em tudo! - , o projeto foi uma parceria da Diretoria de Pesquisa e Extensão do Campus Cabo Frio com a secretaria de educação do município de Cabo Frio, com o objetivo de motivar a participação dos estudantes no evento da Semana Nacional de C&T, além de proporcionar momentos de descontração e aprendizado baseados em princípios das ciências naturais.

Assim, foram apresentados experimentos sobre matemática, física, química, biologia e automação, vinculados aos trabalhos de pesquisa e extensão desenvolvidos no campus, contribuindo com a área de ensino em duas vertentes:  na popularização da ciência e na formação dos alunos de licenciatura.

Segundo o diretor de pesquisa do campus,  Manildo de Oliveira, levar a ciência para "fora" é uma oportunidade de vencermos à crise pelos caminhos amorosos da educação. "O ensino de ciências transforma quem por ele é tocado. O que mais importa no projeto são as trocas de olhares, a admiração e a felicidade dos envolvidos sejam estes os expositores ou os estudantes.", ressalta o diretor.

Entre os dias 17 e 19 de outubro, os projetos da  Caravana da Ciência serão apresentados no "Ciência na Praça" ligados à  Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2017 . O evento é,  também, uma parceria com a Secretaria de Educação de Cabo Frio, e acontecerá na Praça de São Cristóvão, em Cabo Frio.