CAMPUS CABO FRIO

COVID-19

Resultados sobre questionário aplicado aos estudantes são apresentados à comunidade

por Comunicação Social Campus Cabo Frio publicado 09/11/2020 14h46, última modificação 09/11/2020 14h47
O setor de qualidade de vida apresentou o relatório e, agora, o objetivo é propor ações institucionais para amenizar os impactos da pandemia na vida dos estudantes e de suas famílias.

A proposta do questionário foi a de buscar informações sobre o estado socioeconômico e de saúde dos estudantes no período de suspensão do calendário acadêmico, com o objetivo de reaproximar os estudantes da escola e também, a partir dos resultados, propor ações institucionais que pudessem amenizar os efeitos da pandemia e da ausência física  da instituição, levando em consideração o papel que a escola tem como equipamento social.

O levantamento foi realizado pelo Campus Cabo Frio e teve como participantes os discente do campus. A coleta de dados foi realizada no período de 29 de julho a 12 de agosto do ano de 2020. Intitulado "Como vai você?" , o questionário foi composto de 84 perguntas fechadas, divididas em eixos temáticos, como: situação acadêmica e  socioeconômica,  segurança alimentar, conhecimento e prevenção da Covid-19, impactos diretos da pandemia, entre outros.

Diante dos resultados apresentados, observou-se que as políticas de assistência estudantil, em especial nos aspectos socioeconômicos, alimentares, de saúde e psíquicos, têm extrema relevância para o estudante em sua vida cotidiana, em especial no momento atual de pandemia. O levantamento induziu a uma reflexão sobre a importância de um cuidado direcionado aos estudantes, de forma contínua e adequada às suas necessidades, considerando as dificuldades vivenciadas por eles neste momento de pandemia e articulando a escola aos contextos do convívio social e familiar. Assim, acredita-se que novos caminhos devem ser considerados, vislumbrando a prática educativa em harmonia com a promoção de um estado de saúde, bem-estar e da manutenção da vida.

EQUIPE E METODOLOGIA

Após discussões que ocorreram por meio de reuniões online realizadas entre a equipe do setor de Qualidade de Vida e a Direção Geral do campus, iniciou-se o desenvolvimento das perguntas que iriam compor o questionário a ser aplicado, descrito acima.

Com o questionário finalizado e visando auxiliar na decisão final de utilizar o instrumento selecionado para o levantamento, foi apresentado um questionário teste aos estudantes integrantes do Grêmio Estudantil (GE) e Diretório Acadêmico (DA), para que estes respondessem e apresentassem suas contribuições. Assim, foi discutido a realização do teste, se o instrumento era válido, se precisava ser modificado e se a metodologia possibilitava atingir os objetivos propostos.

A equipe do setor de Qualidade de Vida é composta pelas servidoras Débora Pinto de Oliveira Santos (Nutricionista), Joilma Nogueira do Espírito Santo (Técnica em Enfermagem), Maria Carolina Gomes Barbalho (Psicóloga) e pelo servidor Lenon Araújo de Matos (Assistente Social).

O relatório completo você pode acessar aqui.