CAMPUS CABO FRIO

Notícias

Evento

Servidores participam do Fórum Bilingue português/libras

por Comunicação Social campus Cabo Frio publicado 20/05/2016 20h02, última modificação 20/05/2016 20h02
libras1.jpg

Os servidores do campus Cabo Frio Mirian Maciel, tradutora de libras, Jéssica Vieira, auxiliar de biblioteca que é deficiente auditiva e Marcelo Delatoura, coordenador do setor de esporte e lazer participaram, essa semana, do I Fórum Bilingue Português/Libras, no  Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), no município do Rio de Janeiro.

Os servidores assistiram a palestra do eixo temático "O surdo e o esporte no Brasil" com os palestrantes  da Federação Desportiva de Surdos do Estado do Rio de Janeiro (FDSERJ), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) e da Universidade de Estácio de Sá de Juiz de Fora. 

O objetivo do Fórum foi discutir sobre o deficiente auditivo e a sociedade em libras, com foco na inclusão e integração do surdo na sociedade, neste caso, nas atividades esportivas. Segundo a servidora Mirian Maciel, foram apresentadas sugestões para inclusão e integração do deficiente, estimulando sua participação no esporte. "Em geral, a família ou a escola impõe limitações para a pessoa surda. Essas palestras apresentaram as possibilidade de integração para esse público.", ressalta Mirian.

Para Diretora de Assuntos Estudantis Rosiméri Rezende, é de grande relevância a participação dos servidores em atividades que proporcionam a integração das instituições e a capacitação dos servidores, voltada para a inclusão que é papel preponderante das instituições públicas.

A ideia do fórum é reunir especialistas, educadores, técnicos, pessoas surdas e seus familiares para refletirem e discutirem sobre assuntos relacionados à área da educação e da surdez e temas tangentes. As palestras serão realizadas uma vez por mês até o final do ano.

registrado em: ,