CAMPUS CABO FRIO

Notícias

Pesquisa e extensão

VII Workshop de Divulgação Científica e Extensão apresentou atividades para a comunidade interna e externa

por Comunicação Social Campus Cabo Frio publicado 18/06/2018 21h00, última modificação 18/06/2018 21h00
Colaboradores: Flávia Evangelista
A diretoria de pesquisa e extensão promoveu a sétima edição do evento que tem como objetivo divulgar a produção acadêmica para toda a comunidade.
work2-2.jpg

  Realizado no mês de maio, o workshop apresentou diversas atividades nos dois dias de evento: uma mesa redonda sobre  a “Importância Regional das Ações de Pesquisa, Inovação, Extensão e Empreendedorismo em momentos de crise”, com a participação do professor  e  Diretor de Internacionalização e Inovação do IFF, Henrique da Hora, o professor Lorhengrin Fernandes, Pesquisador Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Marinha do IEAPM e Manildo Oliveira, Diretor de Pesquisa e Extensão do Campus Cabo Frio, que debateram sobre o tema junto com os participantes e, posteriormente, gerou um relatório com principais pontos abordados no painel.

   Na parte da tarde, foi apresentada uma seção de painéis com os projetos de pesquisa e extensão realizados no Campus, e a Feira de Inovação, Empreendedorismo e Talentos. Cerca de 30 projetos foram apresentados envolvendo várias áreas de conhecimento: química, biologia, física, automação, eletromecânica, comunicação, ensino e artesanato. Os trabalhos apresentados pelos servidores foram escolhidos pelo público para receber uma premiação. Na categoria Pesquisa, o projeto “Desenvolvimento de um totem metereológico”, coordenado pelos servidores Alexandre Peixoto do Carmo e Fernando Antônio Trindade Campos,  recebeu o primeiro lugar e o projeto “Matemática e Literatura Infantil- Uma leitura sob a ótica da aprendizagem significativa”, coordenado pela servidora Mônica Machado Neves Ramos recebeu Menção Honrosa. Na Categoria Extensão, o projeto “Ampliando horizontes, diminuindo barreiras: conhecendo o IFF”, coordenado pela servidora Flávia Evangelista, recebeu o primeiro lugar o e  projeto “Viagem pelo Universo”, coordenado pelo servidor Alexandre Peixoto do Carmo, recebeu menção honrosa.    Na categoria Empreendedorismo e Inovação, o projeto premiado com o primeiro lugar foi “Sistema de identificação de acesso físico através de microcontroladores e RFID”, coordenado pelo servidor Luciano Duarte do Nascimento, e o projeto “Desenvolvimento de um sistema de baixo custo para controle automático de irrigação de pequenas hortas”, coordenado pelo servidor Fernando Antônio Trindade recebeu Menção Honrosa.

   As atividades envolveram um público médio de 200 visitantes e a premiação teve o apoio da Empresa Chico Parafusos, que realizou a entrega das premiações.   

  Segundo o Diretor de Pesquisa e Extensão do campus Cabo Frio e coordenador do evento,  professor Manildo Marcião: "estamos amadurecendo enquanto evento de divulgação e cada vez mais as ações estão encontrando ressonância em outros setores do Campus e com a comunidade externa”.  

    A expectativa é que o evento amplie a divulgação científica e desperte o interesse do público externo e interno, a cada ano de realização, atingindo o objetivo de divulgar a ciência para a comunidade.