CAMPUS CAMBUCI

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Cambuci > Apresentação

Histórico

por ferdinanda fernandes maia publicado 06/11/2015 08h57, última modificação 14/12/2015 15h43
Veja o histórico do campus Avançado Cambuci.

Fachada do campus Avançado Cambuci

 As ações para implantação do então núcleo avançado do Instituto Federal Fluminense - campus Bom Jesus do Itabapoana, em Cambuci, no Noroeste Fluminense, foram iniciadas em 2009, com o encaminhamento de solicitação de cessão da Fazenda Santo Antão, que pertencia ao município, ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA, por meio da Superintendência Federal de Agricultura no Estado do Rio de Janeiro.

 Em 05 de janeiro de 2011, a Lei Municipal nº 063, autorizou o município de Cambuci a doar ao IFFluminense o imóvel Santo Antão, com 50 hectares de área de terras e que servia de base para projetos do Ministério da Agricultura na área de fruticultura, com desenvolvimento de alta tecnologia. O MAPA, por deixar de ser órgão executor, passando a órgão fiscalizador, e por considerar esta fazenda um grande patrimônio na área agropecuária, julgava que o trabalho deveria ser perpetuado por uma instituição com experiência na área, como o campus Bom Jesus do IFF.

 A escritura pública de doação da Fazenda Santo Antão foi assinada no dia 21 de setembro de 2012, ano em que o núcleo avançado de Cambuci iniciou suas atividades de ensino com a 1ª turma do Curso Técnico Concomitante em Agropecuária.

 Como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido na instituição, no dia 10 de junho de 2014, foi publicada no Diário Oficial da União, a portaria nº 505, autorizando o seu funcionamento como campus avançado de Cambuci. Esse novo status possibilitará a ampliação do quadro de funcionários e das ações desenvolvidas no campus, promovendo assim, mais oportunidades aos jovens e desenvolvimento para a região.

 O campus avançado de Cambuci dispõe de infraestrutura adequada para a difusão de conhecimento prático e técnico, de forma a ampliar a atuação dos alunos no futuro mercado de trabalho. O local também possibilita desenvolvimento e profissionalização na área agrícola para as comunidades da região.

 A sua localização é estratégica, tendo em vista que a região noroeste é predominantemente agropecuária e permite que o IFF tenha uma capilaridade, visando o fortalecimento da agropecuária em outro polo além do campus Bom Jesus, voltado para fruticultura, cafeicultura, plantas medicinais, produção de mudas nativas e exóticas, pequenos e médios animais (ovinocultura e apicultura), com possibilidade de atuação em ensino, pesquisa e extensão, para contemplar o interior dessa região.

 O campus avançado de Cambuci possui, atualmente, 66 alunos, sendo 43 dos cursos técnicos integrados e 23 dos concomitantes e 31 servidores, sendo 12 Técnico-administrativos e 19 docentes. É oferecido o Curso Técnico Concomitante em Agropecuária, com previsão de abertura de uma turma a cada semestre, e oito cursos de Formação Inicial e Continuada, pelo PRONATEC, envolvendo uma média de trezentos alunos, e atendendo, além de Cambuci, os municípios de São Fidélis, Itaocara e São Sebastião do Alto. O campus conta três professores exclusivos  e com professores do campus Bom Jesus, que ministram conteúdos e orientam projetos de pesquisa e extensão aos alunos, tanto no campus avançado como nas instalações do campus Bom Jesus.

registrado em: ,