CAMPUS CAMBUCI

Histórico

Veja o histórico do campus Avançado Cambuci.

Fachada do campus Avançado Cambuci

 As ações para implantação do então núcleo avançado do Instituto Federal Fluminense - campus Bom Jesus do Itabapoana, em Cambuci, no Noroeste Fluminense, foram iniciadas em 2009, com o encaminhamento de solicitação de cessão da Fazenda Santo Antão, que pertencia ao município, ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA, por meio da Superintendência Federal de Agricultura no Estado do Rio de Janeiro.

 Em 05 de janeiro de 2011, a Lei Municipal nº 063, autorizou o município de Cambuci a doar ao IFFluminense o imóvel Santo Antão, com 50 hectares de área de terras e que servia de base para projetos do Ministério da Agricultura na área de fruticultura, com desenvolvimento de alta tecnologia. O MAPA, por deixar de ser órgão executor, passando a órgão fiscalizador, e por considerar esta fazenda um grande patrimônio na área agropecuária, julgava que o trabalho deveria ser perpetuado por uma instituição com experiência na área, como o campus Bom Jesus do Itabapoana do IFFluminense.

 A escritura pública de doação da Fazenda Santo Antão foi assinada no dia 21 de setembro de 2012, ano em que o núcleo avançado de Cambuci iniciou suas atividades de ensino com a primeira turma do Curso Técnico Concomitante em Agropecuária.

 Como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido na instituição, no dia 10 de junho de 2014, foi publicada no Diário Oficial da União a Portaria nº 505 autorizando o seu funcionamento como Campus Avançado Cambuci. Esse novo status possibilitou a ampliação do quadro de funcionários, da estrutura física e das ações desenvolvidas no campus, promovendo assim, mais oportunidades aos jovens e desenvolvimento para a região.

 O Campus Avançado Cambuci dispõe de infraestrutura adequada para a difusão de conhecimento prático e técnico, de forma a ampliar a atuação dos alunos no futuro mercado de trabalho. O local também possibilita desenvolvimento e profissionalização nas áreas agropecuária e agroecologia para as comunidades da região.

A sua localização é estratégica, tendo em vista que o Noroeste Fluminense é predominantemente agropecuária, permitindo assim que o IFF tenha mais capilaridade no fortalecimento desta atividade, além de oportunizar  inclusão e desenvolvimento da Agroecologia na região, voltados para fruticultura, cafeicultura, plantas medicinais, produção de mudas nativas e exóticas, pequenos e médios animais (ovinocultura, apicultura, entre outros), com atuação em ensino, pesquisa, inovação, extensão e cultura, contemplando o interior dessa região.

 O Campus Avançado Cambuci possui alunos matriculados nos Cursos de Agropecuária e Agroecologia, nas modalidades Integrado ao Ensino Médio e Concomitante,  disponibilizando alojamentos masculino e feminino para os alunos que residem em distância que inviabiliza o fluxo diário até a escola. Oferta também à comunidade externa, o Curso de Inglês (com Certificação de Cambridge) através do Centro de Línguas do IFFluminense.

registrado em: Apresentação, Histórico