CAMPUS CAMBUCI

Dia de Campo

Campus Avançado Cambuci realiza 1º Dia de Campo sobre Fruticultura

por Dayanne Vieira Maia publicado 19/02/2016 09h39, última modificação 19/02/2016 10h35
O evento contou com palestras sobre citrus, banana e maracujá, além de aulas práticas nas unidades demonstrativas instaladas no campus.
Dia de Campo sobre Fruticultura

Participantes na unidade demonstrativa de banana

O 1º Dia de Campo sobre Fruticultura, realizado no dia 03 de fevereiro, reuniu servidores, pesquisadores, estudantes, técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER-RJ) dos municípios de Cambuci e Itaocara, e produtores rurais locais.

A atividade contou com a parceria da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (PESAGRO-RJ), responsável pela implantação de pomares de citrus, banana e maracujá no campus Avançado Cambuci, como unidade demonstrativa do projeto “Nossas Frutas II”, coordenado pelo engenheiro agrônomo Júlio César de Barros.

Na parte da manhã, os participantes, separados em grupos, passaram pelas estações demonstrativas de fruticultura, que foram divididas em três áreas: a de Citrus, coordenada pela pesquisadora da PESAGRO-RJ, Regina Célia Alves; de Banana, coordenada pelo engenheiro agrônomo da Defesa Sanitária Vegetal da Secretaria Estadual de Agricultura, Paulo Sério Leite; e a área de Maracujá, com o coordenador de Produção Agropecuária do campus Bom Jesus do Itabapoana, Clinimar Amaral.

Na parte da tarde, o evento contou com palestras, realizadas no auditório do campus, que abordaram os aspectos técnicos das culturas e incentivos à produção no estado do Rio de Janeiro.

O professor de Agricultura, Reynaldo Amim, destacou o evento como uma grande oportunidade de aprendizagem para os estudantes do curso Técnico em Agropecuária. “Os alunos puderam participar de um evento de transferência de tecnologia, como as variedades de bananeiras da EMBRAPA, resistentes e/ou tolerantes a algumas doenças que limitam a produção da fruta no Brasil, além da oportunidade de contato com pesquisadores e produtores rurais da região, inclusive sobre as possibilidades de estágios”, diz o professor.

Os produtores rurais locais também aprovaram o Dia de Campo. “Estou iniciando um plantio de maracujá na região de Monte Verde, em Cambuci, e o evento foi uma grande oportunidade de aprender mais sobre esta cultura e alçar maiores lucros”, afirma o produtor rural Cristiano dos Santos.

O evento foi organizado pelos professores de Agricultura, Reynaldo Amim, Marcelo Morais, pelo engenheiro agrônomo, Wanderson Rabelo, pela técnica em Agropecuária, Kíssila França e pelo professor de História e Coordenador de Extensão, Gabriel Frazão.