CAMPUS CAMBUCI

Notícias

Agricultura Orgânica

Campus Avançado Cambuci recebe Encontro de Agricultores Orgânicos do Baixo Noroeste Fluminense

por Campus Avançado Cambuci com Comunicação Social da Reitoria publicado 23/10/2018 11h10, última modificação 24/10/2018 09h58
Um dos objetivos é a orientação sobre o cadastramento de produtos no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a venda direta ao consumidor.
Campus Avançado Cambuci recebe Encontro de Agricultores Orgânicos do Baixo Noroeste Fluminense

Agricultores e estudantes dos cursos Técnicos Integrados em Agroecologia e em Agropecuária fizeram intercâmbio de informações e de experiências.

 Uma oportunidade para os produtores da agricultura orgânica discutirem assuntos relacionados à sua atividade, bem como sua certificação junto ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), orientados pela facilitadora do grupo Ana Bittar. Esses foram objetivos cumpridos pelo Encontro de Agricultores Orgânicos do Baixo Noroeste Fluminense, realizado no dia 16 de outubro de 2018, no IFF Campus Avançado Cambuci, como parte da agenda de reuniões dos produtores certificados pelo Sistema Participativo de Garantia (SPG).

 Associado à reunião do grupo do SPG, foi realizado um encontro com outros produtores orgânicos, estes participantes das Organizações de Controle Social (OCSs) da região do Baixo Noroeste Fluminense, outra forma de certificação orgânica por controle social e que permite a estes produtores o cadastramento de seus produtos no MAPA e a realização de venda direta ao consumidor.

 O objetivo desse encontro paralelo foi auxiliar os produtores certificados por OCSs no preenchimento dos seus planos de manejo orgânico, que é uma exigência do MAPA para estarem cadastrados e certificados como produtores orgânicos por meio desse mecanismo, e deve ser feito anualmente para fins de atualização do cadastro e dos produtos ofertados por eles.

 Esse trabalho, decorrente de uma parceria entre o Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA) do IFF Cambuci, o MAPA e facilitadora do SPG da região, foi realizado pelos alunos dos cursos Técnico Integrado em Agroecologia e Técnico Integrado em Agropecuária, supervisionado pelos docentes Ricardo Tadeu Galvão Pereira, Marize Bastos, Reynaldo Tancredo Amim, Vicente Martins Gomes e a Técnica em Agropecuária Kissila França, todos previamente treinados para tal exercício pela facilitadora do grupo de Sistema Participativo de Garantia, Ana Bittar.

 Durante o encontro também foi disponibilizado aos produtores a oferta de cursos de capacitação na área da agroecologia e agricultura orgânica, em função de suas demandas, sendo levantados por eles temas como a produção de caldas alternativas e a produção de composto orgânico.

 Segundo o coordenador do NEA-IFF Cambuci, Reynaldo Tancredo Amim, estas atividades são de grande importância para a formação dos futuros técnicos em Agroecologia e em Agropecuária, pois permitem que os estudantes, que logo estarão no mercado de trabalho, tenham contato direto com produtores orgânicos regionais e, consequentemente, com a realidade local. “Além disso, estas ações também fortalecem o vínculo dos agricultores locais com o NEA-IFF Cambuci e com a instituição, favorecendo a troca de conhecimentos importantes para a difusão da agroecologia e da agricultura orgânica na região”, ressaltou Reynaldo.