CAMPUS CAMBUCI

Leguminosas em debate

Campus Cambuci participa de seminário sobre leguminosas

por Comunicação Social da Reitoria publicado 19/05/2016 15h09, última modificação 24/05/2016 08h56
O evento ocorreu em Campos dos Goytacazes, no campus da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFFRJ) e contou com palestra sobre segurança alimentar e desafios ambientais.
O evento ocorreu no campus da UFRRJ em Campos dos Goytacazes. (Fonte: Rede Agronomia)

Os alunos dos Cursos Técnicos em Agroecologia e Agropecuária do campus Avançado Cambuci participaram do 2º Seminário Ano Internacional das Leguminosas no Rio de Janeiro, que ocorreu nos dias 12 e 13 de maio de 2016, no campus da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) em Campos dos Goytacazes.

Entre os convidados, estiveram presentes o presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos do estado do Rio de Janeiro (AEARJ), Leonel Rocha Lima, e Gustavo Chianca, representante da  Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação no Brasil (Food and Agriculture Organization, em inglês - FAO), que ministrou palestra. Ao abordar o tema Segurança Alimentar e Desafios Ambientais, Gustavo destacou que “o desafio de saciar a fome no mundo seria alcançado se fosse possível eliminar o desperdício de alimentos”.

Os alunos do IFFluminense tiveram a oportunidade de compreenderem melhor o papel da soja para a economia do país, além de conhecerem as leguminosas capazes de recuperar áreas fortemente degradadas e sua utilização para produção de adubos verdes.

Para o professor do campus Avançado Cambuci Regis Josué de Andrade, o evento foi uma oportunidade única na qual os estudantes puderam ter contato com os debates mais atuais sobre as leguminosas. “Eles presenciaram palestras e opiniões dos principais pesquisadores em atividade no país, alguns com reconhecimento internacional em pesquisas com leguminosas. Além disso, realizaram uma troca de informações e contatos com representantes de instituições capazes de beneficiá-los com visitas técnicas futuras e, até mesmo, estágios promissores na área”, comenta.

Campus Avançado Cambuci com Comunicação Social da Reitoria e Rede Agronomia