CAMPUS CAMBUCI

Estudantes do Campus Cambuci participam da Semana do Fazendeiro

por Campus Avançado Cambuci com Comunicação Social da Reitoria publicado 10/08/2017 12h15, última modificação 11/08/2017 12h01
O evento, organizado pela Universidade Federal de Viçosa, promoveu a aproximação entre a instituição e a comunidade.
Estudantes do Campus Cambuci participam da Semana do Fazendeiro

Alunos do IFF Campus Avançado de Cambuci, da Uenf e da Escola Agrícola de Campos participaram da Semana do Fazendeiro.

Alunos do IFF Campus Avançado de Cambuci, da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf)  e da Escola Agrícola de Campos participaram, entre os dias 16 e 21 de julho, de um dos maiores e mais tradicionais eventos de extensão do Brasil: a Semana do Fazendeiro. Promovido pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), o evento reuniu produtores, alunos, professores, extensionistas, empresários rurais, dentre outros profissionais, e levou a extensão para mais de 3.000 participantes.

Os estudantes foram acompanhados pelo professor do IFF, Marcelo Morais e pela pedagoga da Escola Agrícola Antônio Sarlo, Ana Beatriz. Para Ana Beatriz, “a Semana do Fazendeiro é a oportunidade ideal para os estudantes ampliarem seus conhecimentos e estabelecerem contatos profissionais, visando emprego ou oportunidade de estudos posteriormente”.

A aluna do 3.º ano do Curso Técnico Integrado em Agroecologia, Apolyana Vicente, afirma que a Semana do Fazendeiro é uma das datas que ela faz questão de reservar no calendário: “a troca de saberes entre professor e cursista é muito intensa e me ajuda demais na formação acadêmica, tanto no curso técnico quanto no Ensino Médio. É uma experiência inexplicável e que eu sempre faço questão de repetir todos os anos. Gosto muito do grupo de professores de lá, além de ser muito satisfeita com a grade de cursos oferecidos, pois alguns são voltados ao meu interesse, que é a Agroecologia”.

Apolyana comenta que a Semana do Fazendeiro “é um evento muito rico de conteúdo, prática e de boa vontade do professor em passar seu conhecimento. Vejo como uma porta do futuro, onde eu pude definitivamente escolher qual será a minha graduação e onde pretendo cursar”, afirma.

Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de conversar com o ex-professor do Campus Cambuci e atual professor de Zootecnia da UFV, Arele Calderano. Na ocasião, Arele doou para o campus do instituto dois livros recém-lançados de sua autoria. A temática das obras abrange a Formulação de Rações para Galinhas Poedeiras – Convencionais e Caipiras e para Frangos de Corte – Convencionais e Caipiras.

A programação do evento foi composta de cerca de 230 cursos técnicos, 60 clínicas tecnológicas, dias de campo, workshops, além de outras atividades paralelas, como leilão, minifazenda, exposição de máquinas, estandes técnicos institucionais e da iniciativa privada, exposição de artesanatos, dentre outros.