CAMPUS CAMBUCI

Agroecologia

IFF Cambuci promove ações na Semana do Alimento Orgânico

por Campus Avançado Cambuci com Comunicação Social da Reitoria publicado 06/06/2019 15h11, última modificação 07/06/2019 15h22
Palestra com estudantes e dia de campo com a comunidade foram as atividades realizadas pelo campus.
IFF Cambuci promove ações na Semana do Alimento Orgânico

O Campus Avançado Cambuci, por meio do Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA), promoveu ações em comemoração à "Semana do Alimento Orgânico", ocorrida na última semana de maio. As iniciativas são organizadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e pelos NEAs e demais instituições relacionadas à temática, com objetivo de promover e divulgar os alimentos orgânicos e a agroecologia para a população, contribuindo assim para o aumento do consumo desses produtos e para uma alteração dos hábitos alimentares.

No dia 29 de maio foi realizada uma palestra com o tema “A importância dos alimentos orgânicos na alimentação escolar”,  ministrada pela nutricionista do Campus Santo Antônio de PáduaGessica Castor Fontes de Lima,  em que foram discutidos os conhecimentos sobre estes alimentos e a razão deles serem mais saudáveis e nutritivos. "Mostrar aos estudantes que uma alimentação livre de agroquímicos evita muitos problemas de saúde é muito importante. De posse desses conhecimentos, eles também podem repassar estas informações aos seus familiares, contribuindo para uma alimentação mais saudável da sua família", afirma.

Uma outra atividade desenvolvida durante a semana foi o dia de campo, realizada no sábado, dia 01 de junho. Com o tema “Unidades de produção Agroecológicas do IFF Cambuci", a iniciativa debateu sobre a agroecologia e a produção orgânica junto à comunidade da região, para que as pessoas passassem a se familiarizar com as unidades de produção agroecológicas do campus, observando que é possível produzir alimentos de forma sustentável e sem agredir o ambiente.

De acordo com o coordenador do NEA do IFF Cambuci, Reynaldo Tancredo Amim, "estes eventos de troca de saberes com a comunidade fazem com que haja uma melhor interação e aproximação da escola com a comunidade, dando oportunidade deles vivenciarem e entenderem o que são as unidades de produção agroecológicas", disse.