CAMPUS CAMBUCI

IFF Cambuci sedia palestra sobre Plantas Medicinais e Fitoterápicos

por Campus Avançado Cambuci com Comunicação Social da Reitoria publicado 29/10/2018 13h57, última modificação 17/01/2019 13h57
A palestra faz parte do projeto "Farmácia Viva" em parceria com a Secretaria de Saúde do município.
IFF CAMBUCI SEDIA PALESTRA SOBRE PLANTAS MEDICINAIS E FITOTERÁPICOS

O evento objetiva a disseminação de instruções ao conhecimento de medicamentos fitoterápicos, plantas medicinais e sua utilização.

O Campus Avançado Cambuci do Instituto Federal Fluminense (IFF) sediou, no dia 14 de agosto de 2018 a palestra sobre Plantas Medicinais e Fitoterápicos, para disseminação de instruções teóricas e práticas básicas relacionadas ao conhecimento de medicamentos fitoterápicos, plantas medicinais e sua utilização no tratamento de enfermidades.

A inciativa é resultado da parceria do NEA IFF Cambuci e a Secretaria Municipal de Saúde, e tem como proposta a criação do projeto “Farmácia Viva”, que objetiva integrar o sistema de saúde do município com a área técnica de produção e promover o beneficiamento de plantas medicinais visando a obtenção de medicamentos fitoterápicos para uso da população através do SUS.

O projeto beneficiará tanto os produtores regionais que terão a oportunidade de produzir as plantas e comercializar para a “Farmácia Viva”, quanto à população que poderá utilizar medicamentos fitoterápicos no tratamento de suas enfermidades. Além de contribuir para a formação dos estudantes do campus podendo ser uma oportunidade para empregos futuros.

A palestra foi promovida pela Divisão de Política, Produção e Desenvolvimento Agropecuário – DPDAG/RJ, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, em conjunto com Núcleo de Estudos em Agroecologia de Cambuci – NEA IFF e a Secretaria Municipal de Saúde de Cambuci.

O professor e coordenador do Curso Técnico em Agropecuária do IFF, Reynaldo Tancredo Amim , ressalta que:os produtores da região terão a oportunidade de produzirem produtos diferenciados que poderão ser comercializados para a produção de medicamentos fitoterápicos, os quais serão disponibilizados pelos agentes de saúde do município à população. Além desse viés socioeconômico, o projeto também contribuiria para a formação de nossos estudantes e aumentaria o campo de trabalho para os Técnicos em Agroecologia e em Agropecuária formados pelo IFF Cambuci”.