CAMPUS CAMBUCI

Notícias

Pesquisa

Pesquisa desenvolvida no IFF Campus Cambuci em parceria com a UFRRJ é premiada

por Comunicação Social da Reitoria publicado 08/07/2019 14h25, última modificação 27/03/2020 16h37
O trabalho foi apresentado no formato de banner no XI Confict.
Pesquisa desenvolvida no IFF Campus Cambuci em Parceria com a UFRRJ é premiada

Pesquisa desenvolvida no IFF Campus Cambuci em Parceria com a UFRRJ é premiada

O trabalho intitulado “Avaliação Biométrica da Cana-de-Açúcar, em Estágio Inicial, Adubada com Nitrogênio em Diferentes Épocas”, uma parceira entre o Instituto Federal Fluminense Campus Avançado Cambuci e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, foi premiado no XI Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (Confict) na categoria banner de grande área das Ciências Agrárias. 

 A pesquisa tem como objetivo avaliar o impacto da adubação nitrogenada em diferentes épocas sob os parâmetros biométricos da cana-de-açúcar, bem como avaliar também o potencial nutricional desta cana, visto que ela pode ser utilizada na alimentação do gado. Uma das problemáticas da região noroeste é a seca, e a ausência de chuvas por longos períodos resulta na falta de alimentos para os animais, tornando-se um fator limitante para a produção. Os resultados da pesquisa podem inferir nessa questão.

 De acordo com a coordenadora do projeto e professora de Zootecnia do campus, Marize Bastos de Matos, a premiação é importante para que o trabalho tenha maior visibilidade devido a sua importância para os produtores locais que sofrem nos períodos de falta de alimentos para o gado. “Além disso, venho destacar a parceria com a Universidade Federal rural do Rio de Janeiro, Campus Campos dos Goytacazes pelo auxílio e disponibilidade do material para que pudéssemos testá-lo no nosso campus”.  

 O XI Confict foi realizado de 24 a 28 de junho, no Centro de Convenções da Uenf, em Campos-RJ, com realização da Uenf, IFF e UFF.