CAMPUS CAMBUCI

Notícias

Sustentabilidade

Projeto de recuperação de nascentes inicia suas atividades em Cambuci

por Campus Avançado Cambuci com Comunicação Social da Reitoria publicado 23/05/2016 15h23, última modificação 24/05/2016 11h44
O projeto “Recuperação das áreas de preservação permanente de nascentes do município de Cambuci/RJ”, aprovado em edital interno do IFFluminense, vai mobilizar a comunidade do campus, produtores e poder público municipal.

 Recuperar áreas de preservação permanente de nascentes, mesmo que intermitentes, localizadas em área rural ou urbana com características rurais, é o objetivo do projeto “Recuperação das áreas de preservação permanente de nascentes do município de Cambuci/RJ”, coordenado pelo professor Vicente Martins Gomes. De acordo com ele, é urgente recuperar as nascentes que exercem um papel fundamental na formação e manutenção dos recursos hídricos.

 “O projeto de recuperação das áreas de preservação permanente (APPs) das nascentes não só é ponto de partida estratégico para recuperação dos recursos hídricos, mas também para preservar a estabilidade geológica, a biodiversidade, o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo, gerar trabalho, manter e ampliar a beleza cênica da uma paisagem e assegurar o bem-estar das populações”, declara o professor.

 A ação envolve diversas atividades a serem desenvolvidas por estudantes e servidores, tais como: conscientização dos produtores quanto à recuperação e à preservação das nascentes, cadastro e diagnóstico das APPs, coleta de sementes nativas, produção de mudas e definição da técnica de recuperação das APPs de nascent,e bem como a sua efetiva aplicação.

 Uma reunião já foi realizada entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Vicente e o professor Gabriel Frazão, coordenador de extensão do campus Cambuci, para organização de uma agenda conjunta de ações, no dia 27 de abril de 2016.

 “Foram levantados vários pontos sobre a participação conjunta das duas instituições, bem como o convite prévio para estabelecimento da parceria com a empresa gestora de águas do município (Cedae) e a empresa de extensão do estado (Emater – RJ)”, explica Vicente, acrescentando que os assuntos discutidos na reunião abordaram desde a divulgação da proposta aos produtores até a contra partida dos envolvidos.

 “A contra partida que poderia ser oferecida pela prefeitura para viabilizar a execução do projeto, tais como a doação de arames e postes para o produtor cercar as APPs; e a contra partida dos produtores que aderirem, por exemplo, permitir o livre acesso dos executores do projeto ao imóvel, podendo para tanto executar as obras, serviços e trabalhos necessários à recuperação das APPs, conforme o Projeto Executivo; zelar, após a execução dos trabalhos, pela constante preservação da área de preservação permanente recuperada, não exercendo nela qualquer outra atividade e impedindo que terceiros a perturbem; permitir, em qualquer tempo, durante e após a execução dos trabalhos, que seja feita a fiscalização e o monitoramento do projeto pelos respectivos agentes”, explica.

 Também ficou acertada a participação do campus na Semana do Meio Ambiente, quando o professor Vicente realizará uma palestra sobre preservação de nascentes para produtores rurais e alunos do Instituto, no dia 01 de junho de 2016. Além disso, será realizada uma oficina de produção de hortas em garrafas pet para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental.

 “O projeto tem extrema importância no contexto atual da crise hídrica vivida no país, e a parceria com o poder publico municipal nos dará suporte para o desenvolvimento das ações propostas”, destaca Vicente.

 

Campus Avançado Cambuci com Comunicação Social da Reitoria