CAMPUS CAMPOS CENTRO

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Campos Centro > Cursos > Superior de Bacharelado > Superior de Bacharelado em Engenharia Elétrica > Superior de Bacharelado em Engenharia Elétrica

Superior de Bacharelado em Engenharia Elétrica

por Antonio Fernando Nunes Ribeiro de Barros publicado 26/10/2015 18h23, última modificação 14/09/2017 14h19
Curso de bacharelado em Engenharia Elétrica campus Campos Centro do IFF

Topo Curso de Engenharia Elétrica

Perfil Profissional:

O Engenheiro Eletricista é um profissional de formação ampla, que atua na geração, transmissão, distribuição e utilização da energia elétrica. Em sua atuação, estuda, projeta e especifica materiais, componentes, dispositivos e equipamentos elétricos, eletromecânicos, magnéticos, de potência, de instrumentação, de aquisição de dados e de máquinas elétricas. Ele planeja, projeta, instala, opera e mantêm instalações elétricas, sistemas de medição e de instrumentação, de acionamento de máquinas, de iluminação, de proteção contra descargas atmosféricas e de aterramento. 

Área de Atuação:

O objetivo do curso é formar Engenheiros Eletricistas com habilidades e competências para atuar nas diversas áreas do sistema produtivo sob o enfoque da sustentabilidade, aliada a visão ética, humanista e a capacidade de propor soluções inovadoras para o segmento de eletricidade, com objetivo de promover o desenvolvimento da região de abrangência do Instituto Federal Fluminense, na qual concentra um significativo número de empresas provedoras de serviços, indústrias de beneficiamento de óleo e gás, indústrias do segmento portuário e promotores de soluções tecnológicas integradas para o segmento de eletricidade.

Além disso, elabora projetos e estudos de conservação, eficiência de energia e utilização de fontes alternativas e renováveis. Coordena e supervisiona equipes de trabalho, realiza estudos de viabilidade técnico-econômica, executa e fiscaliza obras e serviços técnicos; e efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres. Em suas atividades, considera a ética, o desenvolvimento sustentável, a segurança, a legislação e os impactos ambientais.

Duração:

 
5 anos (10 semestres)

Turno: 
Integral


Veja
AQUI a Matriz Curricular do curso.