CAMPUS CAMPOS CENTRO

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Campos Centro > Eventos irão inserir estudantes em preparativos para a Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA)

Ciência

Exposição realizada no Espaço Cultural Raul Linhares e palestras serão atividades abertas a toda comunidade
por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 17/03/2017 16h05, última modificação 20/03/2017 09h31
Vários segmentos do campus estão dando sua contribuição na montagem da exposição.

A partir da segunda-feira, 20/03, o Programa de Astronomia do IFF e o Observatório Jiri Vlcek iniciam a programação com a Aula Magna a ser proferida pelo astrônomo e professor Alexandre Cherman, às 17 horas, no Auditório Cristina Bastos. Ao mesmo tempo, a Exposição de Astronomia estará acontecendo no Espaço Raul Linhares.
A Exposição contará com traje lunar, reprodução trimendisional de planetas, reprodução de painéis fotográficos com registros realizados pelo telescópio Hubble, entre outras ‘aprontações’ da turma envolvida. Para os trabalhos, juntaram-se estudantes e professores de áreas como física, engenharia, licenciaturas, design e colaboradores diversos.

- A importância do evento é integrar a escola, já possuo diversos agregados. Existe também a questão do Ensino Médio, pois as Olimpíadas de Astronomia são para o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, que é o nosso caso. Elas são regional, estadual e nacional. Vamos ter nossos bolsistas cadastrando os alunos do Médio – explica a coordenadora do evento, a professora e pesquisadora do IFF, Cristine Nunes Ferreira.

Um curso de astronomia e astronáutica integra o evento para preparar os estudantes interessados em participar da 20ª OBA 2017. Na fase local, os concorrentes precisam obter nota acima de sete para passarem à estadual. Posteriormente haverá a nacional e a internacional.
 Além da palestra do professor Alexandre, está programada a palestra do professor doutor Jose Abdalla Helayël-Neto, na quarta-feira, 22/03, às 17 horas, no Auditório Cristina Bastos. A exposição poderá ser vista até o dia 23 de março.

- É muito importante os estudantes virem para as palestras, porque são pessoas (os palestrantes) que trabalham com pesquisa pura – observa Cristine.