CAMPUS CAMPOS CENTRO

IFF Campos Centro

1ª Colação de Grau Virtual dos Cursos Técnicos acontece de 18 a 26 de agosto

por Vitor Carletti / Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 12/08/2020 11h51, última modificação 12/08/2020 11h51
Cerca de 160 alunos de 10 cursos vão poder participar das cerimônias que serão transmitidas pelo YouTube do Núcleo de Imagens do IFF Campos Centro.
1ª Colação de Grau Virtual dos Cursos Técnicos

O Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Campos Centro vai realizar de 18 a 26 de agosto a 1ª Colação de Grau Virtual da história dos Cursos Técnicos. As cerimônias serão realizadas online por causa da pandemia do novo coronavírus e da obrigatoriedade de se cumprir o distanciamento social como medida de combate à Covid-19.

Para participar, alunos e familiares devem acessar o canal do Núcleo de Imagens do IFF Campos Centro no YouTube. Todas as quatro transmissões irão começar a partir das 19h. As cerimônias serão conduzidas pela coordenadora do Registro Acadêmico do campus Florencia Neves com a participação do diretor-geral do IFF Campos Centro, Carlos Alberto Henriques.

Florencia destaca que o desejo era fazer a formatura de maneira presencial, mas a pandemia impôs essa restrição. "Pensamos que era melhor realizar de maneira remota até para que os alunos consigam obter o diploma e a posterior inserção no mercado de trabalho", explica.

A colação de grau dos alunos dos Cursos Técnicos de Eletrotécnica, Química e do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) será no dia 18 de agosto. Os estudantes da Mecânica colam grau um dia depois. Os que estão concluindo os cursos de Telecomunicações, Informática, Automação e Segurança do Trabalho irão participar da cerimônia no dia 25 de agosto. E para encerrar a 1ª Colação de Grau Virtual do Cursos Técnicos, os alunos de Edificações e Estradas serão oficialmente reconhecidos profissionais da área no dia 26 de agosto.

Florencia informou que os alunos irão receber pelo e-mail uma certidão de conclusão do curso e que será agendado o atendimento presencial para a assinatura e retirada do diploma.

Ansiedade

Para o aluno do Curso Técnico de Edificações Leandro Carvalho Pinto Filho, a colação virtual não era o que os colegas da sua turma estavam esperando, mas entende o momento. "Até para poder adiantar e não ter nenhum problema caso venha a necessitar do diploma para um futuro serviço, no final decidiu que optaríamos participar da formatura virtual", disse.

O estudante de Eletrotécnica Cassiano Santana também entende a necessidade de se cumprir o distanciamento social. "Confesso que fiquei preocupado visto que não é todo dia que se tem uma colação de grau virtual. Mas entendendo que com essa pandemia fica impossível fazer colação de grau presencial e com a tecnologia nos dando novos caminhos fica a ansiedade para que esse dia chegue logo. Será, para mim, uma excelente experiência. Claro que gostaria de estar juntos com os colegas de sala, professores, coordenadores e amigos conquistados ao longo do curso, todavia com essa impossibilidade só tenho a agradecer ao IFF por tudo", disse.