CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

É Hoje!

A 24ª edição da Semana do Saber Fazer Saber vai até o dia 27/10 no Campus Campos Centro do IFF

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 25/10/2017 12h28, última modificação 27/10/2017 18h45
Este ano o público poderá conhecer 240 projetos desenvolvidos por professores e estudantes de diversos cursos oferecidos no campus. Entrada franca e visita guiada para as escolas.
24ª Semana do Saber

Projeto em fase de acabamento (Foto: Álvaro Azeredo)

Carro montado em laboratório de Mecânica do campus Campos Centro (Foto: Diomarcelo Peçanha/Núcleo de Imagens do IFF).

Essa 'máquina' ai de cima saiu inteirinha da 'linha de montagem' coordenada pelo professor de mecânica Lucas Barbosa de Souza Martins (ao volante) e desde o primeiro dia da 24ª Semana está 'envenenando' o corredor formado entre a entrada do Ginásio de Esportes do campus e as quadras cobertas. Cerca de 20 estudantes do 3º módulo do Curso Técnico de Mecânica trabalharam no projeto. "Mas alguns do  2º ano viram, se aproximaram e passaram a trabalhar também", comenta Lucas, que conta como o carro saiu do projeto para a realidade de um ronco marcante o suficiente para não ser ignorado em todo o campus:

- Montamos tudo na sala B 56 (área de Mecânica). A ideia original era fazer um kart motorizado, só que devido proximidade (da Semana) e o custo de montar um kart com motor mais forte, a gente resolveu montar um carro. A ideia inicial era montar um chassi e colocar um tanque de gasolina para funcionar. Mas conseguimos a ferragem toda da carroceria com o Laboratório de Soldagem e ai montamos".

Desde a segunda-feira, 23/10, paredes e pisos do Campus Campos Centro ganharam cartazes e todo formato de recado e indicação de projetos inscritos nesta 24ª edição do evento. Os projetos poderão ser visitados no horário de 14h às 20h, até a sexta-feira, 27/10. Para quem gosta de experiências científicas com uso de conhecimentos químicos, físicos, mecânicos, tecnologia da informação e comunicação, e também diversão, a Semana tem muito a oferecer. 

O coordenador do evento e diretor de Pesquisa e Extensão do campus, Jonivan Coutinho Lisboa, oferece uma dimensão do que é oferecido aos visitantes:

- É uma oportunidade que a comunidade tem, possivelmente, de direcionar algumas vocações. Por exemplo, futuros alunos nossos gostam de visitar para saber de cada área técnica ou tecnológica. Nós temos uma programação em que recebemos escolas da região para visitas guiadas por alunos nossos que são monitores. Os projetos são visitados com explicações. Temos iniciativas na arte e na cultura. Teremos a Geleia de Jogos, são 48 horas em que vários alunos da nossa instituição e de fora estarão desenvolvendo jogos de computador, sob supervisão de professores de nosso campus e também do Campus Quissamã, em parceria. - detalha Jonivan. 

O campus está situado na Rua Dr. Siqueira, 273, Parque Tamandaré, região central de Campos dos Goytacazes. Para as escolas que ainda não agendaram sua visita guiada basta preencher o formulário do site do evento AQUI