CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

Arquitetura e Urbanismo

I Seminário de Pesquisas da Paisagem vai ser encerrado nesta sexta-feira

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 29/11/2018 12h33, última modificação 30/11/2018 09h30
O evento acontece no Campus Campos Centro do IFF com palestras e grupos temáticos de trabalho.
Pesquisas de Paisagem

O diretor geral do campus, Carlos Alberto Henriques e demais integrantes da mesa de abertura dos trabalhos (Foto: Diomarcelo Pessanha Núcleo de Imagens do IFF).

Iniciada com uma palavra de boas-vindas da professora Danielly Cozer Aliprandi, da Comissão Organizadora, a cerimônia de abertura teve falas do diretor de Pesquisa e Extensão Tecnológica do IFF, Pedro Castelo Branco; do diretor geral do Campus Campos Centro, Carlos Alberto Henriques; do diretor de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação do campus, Jonivan Coutinho Lisboa e do coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo, Zander Ribeiro.

Para Pedro, que representou a reitoria, o ainda jovem curso de Arquitetura e Urbanismo, oferecido no Campus Campos Centro, registra um constante crescimento de suas atividades. "Pra gente, é realmente uma grande satisfação ver que o núcleo de pesquisa de arquitetura e construção civil se desdobrou para um nova área de pesquisa de arquitetura, justamente porque cresceu o suficiente para tanto. Isso ocorre com uma produção acadêmica de qualidade de seus professores".  

O diretor geral, Carlos Alberto, agradeceu a presença dos professores de instituições parceiras do evento e fez considerações sobre as dificuldades vivenciadas em 2018, mas ressalvou que "mesmo com toda crise, adversidades, nosso Instituto, nosso Campos Centro, têm avançado muito na perspectiva de trabalharmos uma educação melhor e de qualidade". Carlos Alberto também fez referência ao empenho dos servidores para a realização do seminário: "Quero ressaltar aqui o empenho, a dedicação e o comprometimento desta equipe da arquitetura, o pessoal docente, administrativo e os alunos também. Tenho visto coisas que a gente não imaginava que poderiam ser feitas, e hoje estamos aqui neste seminário". 

O professor Jonivan disse que "é muito bom para nossa escola receber eventos porque é uma oportunidade de a gente se articular com a comunidade externa. A comunidade da arquitetura está em atividade, procurando parcerias externas, em comunicar os saberes que são tratados na instituição, que é muito rica (em diversidade de conhecimentos) e centenária".

Palestra de abertura - O coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo, Zander Ribeiro, destacou o empenho de servidores e estudantes "para que se tenha um curso que, de fato, consiga transformar a vida das pessoas, não somente formar técnicos, mas a gente enxergar a cidade de fato como ela é, não como um setor que pensa que ela seja". Zander também fez agradecimentos e observou que o seminário dá continuidade ao encontro e discussões realizadas anteriormente, como a Semana de Arquitetura.  

A primeira atividade acadêmica do seminário foi a palestra do professor Fábio Mariz Gonçalves, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Ele abordou o tema: “Os papéis dos Sistemas de Espaços Livres na vida pública e econômica das cidades brasileiras”.

Veja AQUI a programação completa e outras informações do seminário.

Acompanhe também em: @iffcamposcentro