CAMPUS CAMPOS CENTRO

LITERATURA

Aluno do Curso de Letras lança livro de suspense

por Vitor Carletti / Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 12/06/2020 17h21, última modificação 12/06/2020 17h21
Estudante do IFF Campos Centro, Antônio Júnior Persí é autor de "O Mortiço" que será lançado a partir do dia 22 de junho em plataformas digitais e no site da editora.
"O Mortiço" é um livro escrito pelo aluno de Letra Antônio Júnior Persí

O assassinato praticado pela esposa de Oscar é o estopim que acende a narrativa de "O Mortiço", história recheada de suspense escrita por Antônio Júnior Persí, estudante do Curso de Licenciatura em Letras do Campus Campos Centro, do Instituto Federal Fluminense (IFF).

O jovem autor de 26 anos irá lançar seu primeiro livro de ficção a partir do dia 22 de junho nas plataformas digitais Amazon, Livraria Cultura, Google PlayApple Store  e Kobo. O livro físico estará disponível no site da editora Autografia.

A história percorre pelos labirintos da existência humana. Para conseguir fazer uma ligação telefônica sem ser grampeado pelas autoridades policiais, o personagem de Oscar precisa chegar ao topo do prédio, único lugar onde poderá fazer o telefonema sem ser descoberto. Mas, até chegar lá, ele vai enfrentar muitas aventuras.

" A primeira ideia que eu tive foi o prédio em questão. O Oscar apareceu depois porque eu precisava entrar nesse prédio. Eu criei toda uma história para levar o Oscar até o prédio. No primeiro capítulo, ele se depara com um crime na casa dele e ele coloca a sua mulher para fugir porque ela quem cometeu o crime. No segundo capítulo, ele recebe uma carta em sua casa com um número e um grampo. Aí ele percebe que não poderá fazer a ligação de qualquer lugar e descobre que o único lugar seguro para fazê-la é no alto do prédio", resume Júnior Persí.

O autor destaca que a história de "O Mortiço" foi escrita em 2019 e que muitos trechos foram feitos no Micródomo, sala de computadores onde os alunos do IFF Campos Centro podem fazer suas pesquisas e trabalhos.

" Ao longo do tempo acabei percebendo nas aulas que a literatura acaba refletindo muito o que existe na realidade independente do livro retratar o passado ou futuro. Geralmente, ele tem um apelo do agora. Escrevi um livro bem intenso onde a fragilidade humana está em evidência e eu percebo que a gente está vivendo um momento de fragilidade", disse.

Parceria

A professora do Curso de Letras Talita Vieira Barros assina o resumo do livro. " O suspense de Antônio Júnior Persí apresenta uma narrativa que mostra um homem que tem um fim a alcançar, mas os meios utilizados para chegar a esse ponto de certeza são escorregadios. A narrativa é construída como se Oscar estivesse sob o fio da navalha, em que vida e morte, lixo e luxo, pobreza e riqueza estão lado a lado em movimento alucinatório", afirma trecho do texto.

Júnior Persí disse que as aulas de Talita ajudaram na produção da obra. "Na época em que eu estava escrevendo o livro, frequentava as aulas dela. E muitas técnicas eu aprendi com ela", relembra.

A versão digital de "O Mortiço" será vendida por R$ 20 e o livro físico custará R$ 35.