CAMPUS CAMPOS CENTRO

Audiovisual

Alunos da Licenciatura em Teatro participam de Festival como forma de avaliação

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 15/03/2017 13h28, última modificação 16/03/2017 18h39
A turma foi dividida em quatro grupos e cada equipe deveria produzir um vídeo, com duração máxima de 1 minuto cada, como forma de avaliação.
error while rendering collective.nitf.image

Diálogo entre todas as artes. É assim que a Coordenadora da Licenciatura em Teatro do Campus Centro do IFFluminense, Céli Palácios, caracteriza a formação que os alunos vêm recebendo nos períodos que introduzem essa licenciatura, iniciada em 2015 e que conta com três turmas até o momento.

A parceria entre os campi fez-se necessária para que houvesse a troca enriquecedora de conhecimentos entre os profissionais da arte que atuam no Instituto Federal Fluminense, dessa forma, foi acordado com o Campus Pádua que ocorresse uma parceria da Licenciatura com o Professor Carlim Silva Paravidino, Mestre em Cognição e Linguagem, que passou a ministrar a disciplina “Fotografia, cinema e audiovisual”.

“A gente insiste muito na especificidade de cada arte, de cada linguagem. Os alunos precisam desenvolver uma percepção estética que parte da visualidade para que eles possam elaborar um trabalho completo, com conhecimento amplo de todas as teorias”, aponta Céli Palácios.

A participação dos alunos no Festival do Minuto foi proveitosa. O tema era livre e a criatividade dos alunos pôde ser bem explorada e aproveitada: “Eles puderam problematizar muitas questões que estão em destaque na sociedade, e mostrar como o audiovisual pode traduzir a realidade, gerando reflexões sociais pelo viés da arte.”, apontou Carlim Paravidino.

“Nos dividimos em grupos, pra todo mundo conseguir fazer alguma coisa, porque o vídeo tinha que ser muito curto (no máximo 60 segundos) e a parte da edição era a mais complicada, porque a gente precisava calcular cada detalhe pra captar tudo e caber nesse tempo”, destacaram as alunas Alice Mendonça e Carolina Moura.

Os vídeos produzidos pelos alunos giram em torno de temáticas sociais, como discussão sobre a imagem, preconceito e vida em sociedade.

"O nosso vídeo surgiu da ideia de explicar para as pessoas como alguém se sente quando tem crise de ansiedade. A câmera ficava em ângulos que davam a impressão de que quem estivesse assistindo estivesse no lugar do ator, e a escolha da música foi muito difícil, mas complementou o sentimento que a gente queria passar", realçaram os alunos Guilherme Lisbôa e Erwin Wagner.

O que resulta dessa atividade é uma ampliação dos conhecimentos das diversas formas de arte que dialogam com o Teatro, e tanto os alunos quanto os professores esperam um maior aproveitamento desse tipo de exercício ao longo do curso.

Comunicação Social do Campus Campos Centro