CAMPUS CAMPOS CENTRO

Alunos do IFFluminense são contemplados com bolsas no Canadá

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 03/08/2016 19h09, última modificação 10/08/2016 13h14
Luiza de Carvalho e Lucas Rangel irão representar o Campus Campos Centro no país norte-americano.
Bolsas no Canadá

Dois estudantes do campus Campos Centro foram selecionados para intercâmbio no Canadá

Após duas seleções bem concorridas, uma aluna do quinto período do curso de Design Gráfico e um aluno do décimo período do curso de Engenharia de Controle e Automação conseguiram garantir uma experiência internacional no Canadá. Os dois foram aprovados no Programa de Bolsas de Estudo Canadá/Brasil e no Programa Futuros Líderes nas Américas (em inglês, Emerging Leaders in the Americas Program - ELAP), respectivamente, e viajarão em breve para o país.

Luiza de Carvalho, estudante de Design Gráfico, concorreu primeiramente para estudar inglês no Canadá, além de outras disciplinas de sua área de atuação, porém não conseguiu uma vaga dentre as dez que foram oferecidas. A futura designer concorreu novamente, desta vez optando por estudar francês, pois também possui afinidade com a língua, e foi selecionada, conquistando um intercâmbio com direito a auxílio-moradia, bolsa mensal, seguro viagem e passagem.

A estudante pretende permanecer no país os 16 meses aos quais tem direito. Nos quatro primeiros, ela estudará língua francesa; nos outros oito, será a vez de focar nas atividades acadêmicas e no estágio. Luiza ainda não sabe em qual cidade ficará alocada, porém garante que é a realização de um sonho: “Pelos meus recursos isso não iria acontecer nem tão cedo. Já me inscrevi para muitas bolsas e quando eu menos esperava, aconteceu”, comemora a estudante.

O aluno de Engenharia de Controle e Automação, Lucas Rangel, já sabe onde vai estudar: no Centennial College, em Toronto, a maior cidade do Canadá. Ele diz que optou por essa instituição devido ao fato de ser oferecido um curso voltado para Robótica e Automação, área em que atua. Bolsista há quatro anos do Pólo de Inovação do IFFluminense, Lucas acredita que sua experiência na área de pesquisa foi um diferencial para sua aprovação, principalmente por poder contar com um auxílio de seu professor orientador, Rodrigo Martins, e do diretor de Internacionalização e Inovação do IFFluminense, Henrique da Hora. Os dois iniciaram um processo para firmar um acordo com a instituição canadense, o que garantiu o intercâmbio do estudante.

Lucas irá receber uma bolsa de quatro meses, além da ajuda de custo para passagem, visto, moradia e livros. Ele acredita que será uma experiência única e que se adaptará com facilidade, pois mora há quatro anos sozinho: “Nunca tive uma experiência internacional, mas pelo que contam as pessoas que foram, elas voltaram com uma bagagem enorme. Eu pretendo voltar e colaborar no que puder, seja aplicando o que aprendi ou informando o que observei da estrutura de lá”, vislumbra o estudante.

Tassia Menezes/Comunicação Social do Campus Campos Centro