CAMPUS CAMPOS CENTRO

Mesa Redonda

Alunos e professores debatem sobre "Estado, política e o cenário atual para a educação no Brasil"

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 31/01/2019 18h21, última modificação 31/01/2019 18h22
A mesa-redonda ocorreu nessa quarta-feira, 30, no Miguel Ramalho.
Alunos e professores debatem sobre "Estado, política e o cenário atual para a educação no Brasil: desafios e enfrentamentos"

Auditório lotado de ouvintes que foram prestigiar o evento.

Professores e alunos de diferentes áreas participaram do bem-recebido evento, em apoio com Coordenação de Licenciatura em Letras, a abrir o trabalho de trazer debates relevantes para comunidade.

O primeiro convidado a discursar foi o  Prof. Dr. Marcos Abraão Fernandes Ribeiro, sociólogo docente do campus Campos Centro, que trouxe contribuições à luz da Sociologia do Conhecimento para questionar "o que é ideologia?", "qual o papel da ciência?" e "que conduta o professor deve adotar em sala de aula?". O professor averigua que "a escola é lugar de democracia, do pluralismo de opiniões".

O Prof. Dr. Daniel Pinheiro Caetano Damasceno, que atualmente trabalha na Secretaria Municipal de Educação de São João da Barra, foi o segundo convidado a falar; trouxe questões da Ciência da Educação para tratar dilemas históricos enfrentados na educação brasileira e questões sobre a função da escola hoje,  bem como trazer reflexões críticas sobre a qualidade de formação e atuação do educador contemporâneo.

Para a Prof. Angellyne Moço Rangel,  mediadora da mesa, a ideia de debater esses assuntos é "interessante para esse retorno às atividades acadêmicas, porque é um momento para discutir conjuntamente e refletir coletivamente sobre uma temática tão crucial e fundamental, que é nosso ser e estar no mundo, e que é o fenômeno educativo".