CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

Norteador

Gestores do IFF chamam atenção para importância de conhecer o PDI

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 18/06/2019 18h20, última modificação 27/06/2019 15h34
Elaborado com a participação de diversos segmentos do Instituto, documento foi apresentado e comentado pela Diretoria de Planejamento Estratégico em encontro no campus.
PDI

A diretora de Planejamento Estratégico do IFF, Aline Moraes, apresentou e comentou aspectos do PDI (Foto: Raphaella Cordeiro)

 A diretora de Planejamento Estratégico do IFF, Alline Cordeiro Moraes, iniciou a apresentação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFFluminense, explicando que resolveu "fazer uma apresentação mais ampla dada importância do documento". Constituído de 304 páginas, divididas em 12 capítulos, o Plano teve seu ponto de partida em 2016, em um encontro realizado no campus Campos Guarus. Em maio de 2018 foi divulgado e passou a ser disponibilizado AQUI. Durante a explanação, a diretora destacou vários  pontos importantes dos capítulos. 

Para os servidores e gestores presentes, ela recomendou "não deixar de ler o capítulo dois, sobre o Projeto Político-Pedagógico Institucional". A diretora de Planejamento enfatizou que "um papel que todos devemos assumir é acompanhar" as ações previstas no documento e que "ações realizadas em 2018 já estavam em consonância com o PDI".  

Para Aline, o Plano de Desenvolvimento Institucional "é um documento muito importante, norteador, porém diversas ações no todo dele precisam ser desenvolvidas, fortalecidas, principalmente a nível local, para que ele realmente ganhe o seu efeito". O documento teve a Reitoria à frente em sua elaboração, porém, destaca Aline, "é um documento que cabe à instituição se apropriar e fazer uso dele". Ela também lembrou que a autoavaliação institucional é um momento relevante, em que servidores e estudantes "podem atuar" para fazer transformações.    

Campos Centro - A Autoavaliação Institucional prevista no PDI foi realizada no campus Campos Centro com formulário desenvolvido pela Comissão Central de Avaliação e disponibilizado no Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP). Em seu comentário sobre a iniciativa, o diretor de Planejamento Estratégico do campus, André Peixoto, disse que "para nossa surpresa, muitas das coisas que foram apontadas já estavam sendo feitas durante o ano. Isso foi um ponto muito positivo".

André destacou ainda em sua participação no encontro que a autoavaliação é "muito importante porque trata dos nossos pontos frágeis e fortes e não deve ser vista somente como um diagnóstico". A diretoria realizou uma semana de planejamento estratégico do campus juntamente com todos os diretores. Na ocasião, foi analisado o relatório de autoavaliação.

O documento foi disponibilizado pelo e-mail institucional e encontra-se disponível na página da Diretoria de Planejamento Estratégico AQUI  "Já tratamos os dados também e estamos terminando de fazer algumas análises para propor algumas metas, isso é o mais importante. Diagnóstico por diagnóstico, acho que não é o mais importante em uma avaliação e sim promover as metas, as ações e dar esse feedback. Acho que só assim a gente vai levar as pessoas a acreditarem no trabalho que está sendo feito e mostrar que a gente está realmente preocupado", concluiu André. 

Fechando o encontro, o reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo, realçou a importância de a comunidade do Instituto estar atenta ao seu plano de desenvolvimento estratégico e às dificuldades colocadas na área da educação federal, como o contingenciamento de recursos. "A partir de agora, vamos ter de estar com um planejamento muito afinado", destacou ele. Jefferson também conclamou a comunidade do IFF a estar mais unida e mobilizada em torno dos desafios atuais colocados para a educação e a missão do Instituto Federal Fluminense no interior do estado do Rio de Janeiro.