CAMPUS CAMPOS CENTRO

IFFÊNIX

Atlética é campeã do primeiro campeonato Norte Fluminense de Cheerleading

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 24/10/2018 20h30, última modificação 24/10/2018 20h30
O esporte une elementos de dança, acrobacias e ginástica artística, foi introduzido oficialmente no Brasil em 2008, e hoje tem como representante oficial a União Brasileira de Cheerleaders (UBC).
Cheerleading

O campeonato aconteceu no Instituto Superior de Ensino do Censa - ISECENSA (Foto: Maricy Nunes)

A Iffênix foi a campeã geral e levou os seguintes títulos por modalidades: 2º Lugar no Best Cheer Feminino; 1º Lugar no Best Cheer Masculino; 1º Lugar no All Girl; 1º Lugar no Co ed; e 2º Lugar no Team Cheer. Entre as atléticas concorrentes no Campeonato estavam: Cabruncada (UFF Campos); Iffênix (IFF Campos Centro); Isefúria (ISECENSA); Predadores (UENF); e Unesa (Estácio de Sá).

Para Luan Valadares, graduando da Licenciatura em Geografia e presidente da atlética Iffênix, "a importância desse evento tem como magnitude o reconhecimento da modalidade cheerleading como esporte de uma vez por todas" e que o evento traz "além do reconhecimento, o fortalecimento dessa modalidade ainda tão recente e desconhecida na nossa cidade".

- A nossa equipe mais do que merece essa conquista, estão todas e todos de parabéns pela força de vontade, pelos obstáculos enfrentados, pelas contusões remediadas, cada lágrima escorrida ou guardada. A nossa garra de dia após dia faz a gente vencer. E eu tenho um imenso orgulho de fazer parte disso e poder dizer que um dia eu fiz parte dessa história, pois eu nunca deixarei de acreditar que o esporte educa, e a educação, salva.

A atleta Quélen Walter diz que a "competição teve uma grande importância não só para a atlética como para nossos atletas."

- Foi uma correria, pois os treinos não batiam com os horários dos atletas. Abrimos mão de alguns compromissos da própria faculdade para que naquele momento a prioridade fosse o Cheer Iffênix. Os treinos de rotina eram feitos na segunda às 10hs e na quinta às 18hs. Na semana da competição os treinos foram todos os dias pela manhã e todos os dias a noite.

A IFFÊNIX -A atlética também se destaca pela mostra de inclusão social. "Temos o primeiro cheerleader surdo de uma atlética da cidade e mulheres 'fora de um padrão de beleza'", comenta Luan, que também diz "ser um time do contra: nosso time é negro, é mulher, é surdo, é lésbico, é bissexual, é gay, é trans, é travesti, é gordo, é mãe solteira, é pobre, é humano. E eu acho que isso, que incomoda a muitos e muitas, é também o nosso diferencial."

No ano passado a atlética ficou em segundo lugar na primeira competição de cheerleading da cidade. Depois dessa nova vitória, a equipe agora se prepara para os Jogos Universitários Friburguense (JUNFRI), a ocorrer entre os dias 14 e 18 de novembro e mais:

- A ideia é continuar a trabalhar assim, inclusive dando seguimento também ao rendimento da UBC (União Brasileira de Cheerleaders), que é a instância nacional da modalidade do nosso país na formação de coaches como os nossos, por exemplo, em palestras e eventos, e também no Campeonato Nacional de Cheerleading, que é o nosso grande e principal objetivo para o ano de 2019. - comenta o presidente Luan.