CAMPUS CAMPOS CENTRO

Intereng 2017

Atlética Sheriff conquista o título de Campeã Geral da Série B do Intereng passando à Série A

por Antonio Barros publicado 19/06/2017 19h48, última modificação 20/06/2017 17h03
Provas dos Jogos Integrados das Engenharias 2017 aconteceram em Vassouras, no Sul Fluminense, no período de 15 a19 de junho.
Campeões no Intereng

Os troféus conquistados pelas equipes das engenharia do IFF.

A equipe do Instituto Federal Fluminense chegou ao campus às 10 horas dessa segunda-feira, 19/06, trazendo consigo um importante conjunto de troféus, em que se destaca o de Campeão Geral Série B. Acomodado em uma mesa da Coordenação de Educação Física, o conjunto foi devidamente apreciado por professores e estudantes que circulavam pelo local. Para o servidor Vanderlei Quitete, também atleta e estudante do Curso de Licenciatura em Educação Física do IFF, essa participação “foi histórica para o nosso instituto”.

Os atletas e as Cheerleaders (torcida organizada dos times) trabalharam duro para o feito de saltar da Série B para a primeira, em um curto espaço de tempo. Para se ter uma ideia, em março, a organização do Intereng publicou em sua página oficial no Facebook: “Atlética Engenharia IFFCampos - Sheriff são presença garantida em Vassouras. O objetivo: provar que são a maior do interior. Será que vão conseguir?”. Vanderlei e o coordenador da Educação Física no Campus Campos Centro, André Gonçalves ajudam a explicar a conquista:

- A gente estava treinando muito. A parte de educação física, os professores da escola dando suporte e todo mundo se doando muito, porque vários atletas jogaram, no último dia, várias modalidades – explica Vanderlei.

- A Sheriff vem num nível de seriedade, de compromisso, de responsabilidade muito grande e isso faz com que a gente se envolva dessa forma e nesse nível. Pra gente é muito gratificante abrir espaços para eles na medida do possível, a demanda da Educação Física é muito grande, mas na medida do nosso possível a gente tenta atender a essa demanda deles – comenta André.

O resultado é que o vôlei masculino, o futsal masculino, o cabo de guerra feminino, o handebol feminino foram campeões. Quando não foi o primeiro, o time esteve também no podium em todas as modalidades de que participou. Embora conte com mais atletas da Engenharia de Controle e Automação, a primeira do Instituto, a Atlética tem a participação de estudantes atletas de Engenharia de Computação e Engenharia Elétrica.

- Nós chegamos junto da Coordenação de Educação Física e houve o apoio de Boynard (o coordenador de Políticas Esportivas do IFF, Carlos Augusto Boynard), de André, de Vanderlei. Sem esse aporte do IFF não teríamos conseguido. O IFF tem muita tradição em esporte e temos muitos atletas que já vieram com essa bagagem desde o Ensino Médio – explica o diretor de Esportes da Sheriff, Rogério Menezes.

Em 2018, os atletas do Instituto vão estrear na almejada Série A com o devido desafio que isso representa. Atleta em três modalidades, Lívia Gonçalves Gomes indica, em seu depoimento, como poderá ser: “a gente fez quase o impossível, com muitos treinos para as apresentações de torcidas, cheeleaders, pra gente conseguir chegar a esse objetivo, que não foi nem um pouco fácil. Precisou muito da dedicação de todo mundo, mas a gente conseguiu chegar. Agora é se manter lá”.