CAMPUS CAMPOS CENTRO

Artes

Aula magna da Licenciatura em Teatro levanta discussões sobre a prática docente

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 11/05/2017 17h40, última modificação 11/05/2017 17h54
Ministrada por professora do IFNMG convidada, aula inaugura o primeiro semestre letivo para curso superior
Novos alunos da Licenciatura em Teatro com a palestrante e o Reitor do IFFluminense. // (Fotos: Coordenação da Licenciatura em Teatro)

Na última segunda-feira, dia 8 de maio, a Coordenação da Licenciatura em Teatro apresentou a aula inaugural do primeiro semestre letivo de 2017, no CENACAN – Centro de Artes Anoeli Maciel, em dois momentos. No período da tarde, os novos alunos participaram da aula, das 15h30min às 17h30min e, durante a noite, houve a sessão para os alunos da turma do segundo período da licenciatura, como componente curricular da disciplina “Fundamentos do Cômico e da Linguagem do Palhaço”.

A aula, que contou com a presença de Jefferson Manhães de Azevedo, reitor do IFFluminense, foi ministrada por Mariana Emiliano, professora e coordenadora do curso Técnico em Teatro do IFNMG, no Campus Diamantina, e teve como tema "A diversidade no ensino do Teatro", na qual foram abordados os desafios do professor-artista na construção de novas perspectivas sobre o fazer artístico, que não reproduzam conceitos e teorias eurocentradas.

Segundo Céli Palácios, coordenadora da Licenciatura em Teatro, o tipo de discussão gerado pela fala da professora convidada faz com que os alunos reflitam sobre a sua futura prática como professores de teatro ao levarem em consideração a personalidade de cada um e como suas qualidades e defeitos podem ser aliados na prática docente.

Além de compartilhar as conquistas e dificuldades encontradas pela área de Artes dentro da rede federal, foi apresentada a experiência do Campus Diamantina, que apresenta a unidade de Diversidade e Relações étnico-raciais no currículo do curso de Teatro.

"Sem dúvida, essa troca com os alunos e professoras do IFF fortalece o trabalho artístico nas nossas instituições e nos dá mais coragem para lutar pelo crescimento do Teatro no IFNMG. Agradecemos à coordenadora Céli Palácios e toda equipe que possibilitou este encontro", conclui a professora convidada.