CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

Na Reditec

Barco com placa solar é nova empreitada acadêmica de estudantes

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 10/09/2018 20h22, última modificação 11/09/2018 12h14
A atividade de observação a ser empreendida pela equipe do campus durante o Desafio Solar é o primeiro passo para desenvolver o próprio barco.

Na enorme empreitada representada pela organização da 42ª Reditec, um grupo de estudantes e professores do IFF enfrenta em Búzios uma missão própria: dar bem os primeiros passos para consolidar no Campus Campos Centro do Instituto a construção de um barco que possa participar de outras edições do Desafio Solar. Espécie de competição, em que os barcos tem regras técnicas para serem melhorados e tornaram-se mais competitivos, o Desafio mobiliza estudantes das engenharias oferecidas no campus e de outros cursos. 

"Este ano as engenharias elétrica e de Controle e Automação vão como observadoras. Vamos conhecer a dinâmica, as equipes participantes. Quando voltarmos, vamos inscrever nossa embarcação" - planeja o professor Valter Salles, orientador dos trabalhos, juntamente com a professora Alice Mothé. 

Seis estudantes participam da atividade de observação e realização de tarefas previstas para os observadores - no final deverá ficar a contribuição acadêmica do grupo - mas ao todo são cerca de 20 estudantes envolvidos. 

A ideia por traz do desafio é inserir os estudantes em áreas como a inovação tecnológica, as trocas, a instigação. As descobertas e conquistas tecnológicas envolvidas na construção e melhoria dos barcos solares têm aplicações práticas que poderão ser incorporadas em outros projetos. Razão pela qual, além das instituições de ensino, a marinha brasileira também participa. 

No caso do Instituto Federal Fluminense, o campus Cabo Frio é o pioneiro. Depois de percorrer as etapas previstas e consolidar seu barco e os resultados, o campus foi a inspiração para o Campus Avançado São João da Barra abrindo um ambiente colaborativo em nível institucional que mobiliza ainda o Polo de Inovação Campos dos Goytacazes. No início deste ano, o projeto aportou no Campus Campos Centro tendo entre seus entusiastas o professor Valter, ex-diretor em São João da Barra. 

Veja AQUI a programação, equipes participantes e outras informações.