CAMPUS CAMPOS CENTRO

Biblioteca Anton Dakitsch amplia acervo e serviços online

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 16/05/2017 20h43, última modificação 16/05/2017 20h43
Sem descuidar dos investimentos em novas obras impressas, setor desenvolve projetos que visam disponibilizar informações na internet.
Biblioteca

O espaço físico da biblioteca deverá ser ampliado, quando as obras de um novo prédio do campus ficaram prontas.

Nestes últimos cinco meses, a biblioteca Anthon Dakitsch catalogou 1.895 novos livros adquiridos para atender a estudantes dos cursos de licenciatura em letras, teatro, educação física e ciências da natureza, entre outros públicos. Por sua vez, a Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos reuniu em pouco mais de um ano de atividade mais de 1.600 artigos e recentemente cerca de 690 resumos de trabalhos monográficos foram digitalizados. A biblioteca vem progressivamente ampliando a digitalização de monografias escritas.

Um outro serviço a ser disponibilizado para estudantes do campus é a ficha catalográfica. Presente em monografias, trabalhos de conclusão de cursos, dissertações e teses, a ficha poderá ser preenchida em formulário digital e enviada à biblioteca. A coordenação do setor espera em breve disponibilizar a página com uma interface mais bonita e funcional.

Dois bolsistas do campus e a empresa júnior Áurea estão trabalhando na reformulação. O coordenador da Anton Dakistch, Antonio Soares das Chagas Filho, explica com números a importância do serviço: “são cerca de 6.500 alunos no campus (nos diversos cursos) e eles deverão passar por aqui e pedir para fazermos essa ficha, então, agora, poderão fazer a ficha digital facilitando essa etapa para eles”.

Um novo sistema de consulta e empréstimos pela internet, em substituição ao programa atual, também está em andamento. A coordenação espera por no ar as novas facilidades assim que for resolvido um problema com a impressão dos recibos de controle entregues aos usuários nos empréstimos. Em seu últimos levantamento sobre a circulação de livros, feito no período 2011 a 2015, constatou-se que os empréstimos de livros chegaram 145.971 unidades.