CAMPUS CAMPOS CENTRO

Acontece no Campus

Campanha de combate ao racismo, machismo, homofobia e exclusão

por Publicado originalmente no Informativo do Campus publicado 19/02/2018 11h31, última modificação 19/02/2018 11h31
Iniciativa é realizada no campus e em campanha em rede social. Resultado vai ser trabalho teatral de estudantes do Ensino Médio e Técnico.

“Todos os dias diversas pessoas são vítimas de racismo, machismo, homofobia e outras formas de discriminação. Enquanto Instituto de Educação, não podemos tratar como casos isolados! É denunciando que daremos visibilidade, é enxergando que poderemos discutir e combater!”

Com essa introdução direta, presente no campus e no Facebook a campanha, desenvolvida por estudantes e com apoio do Neabi e Nugedis, pretende resultar em um trabalho acadêmico para reflexão e sensibilização. Depoimentos estão sendo recolhidos em urnas instaladas no campus e pelo Face. Anônimas ou identifi cadas, as falas serão incorporadas ao trabalho da professora Maria Siqueira na turma de teatro do Ensino Médio.

A iniciativa ganhou força após o episódio em que estudantes do Instituto Federal do Maranhão (IFM) denunciaram atos de racismo que teriam sido praticados por colegas do IFF no Campus Campos Centro, durante o III Encontro Nacional de Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Enneabi). O evento foi realizado de 07 a 09 de novembro de 2017, no campus. No formulário, disponibilizado na campanha pelo Facebook, pode-se denunciar as práticas apontadas no título desta matéria e também casos de bullying e outros.