CAMPUS CAMPOS CENTRO

Formatura 2016.2

Campus Campos Centro forma mais 12 turmas em cursos do Ensino Superior

por Antonio Barros publicado 21/06/2017 20h27, última modificação 22/06/2017 10h30
A cerimônia de formatura de aproximadamente 70 estudantes foi marcada por emoção e realização pessoal, mas para onze deles teve um elemento a mais.
Turma pioneira

Parte da turma ao lado da placa comemorativa.

Antes de descerem a rampa pela última vez na condição de alunos, em noite de receber a licença para lecionar, os estudantes da primeira turma formada do Curso de Licenciatura em Letras e Literatura do IFF participaram do descerramento de uma placa comemorativa. Afixada ao lado da coordenação e salas de aula do curso, ela relaciona os 11 pioneiros. Ultima representante da turma, Lara Prazeres Ribeiro Gomes, leu uma mensagem da coordenadora do curso, Ana Poltronieri. Na mensagem a professora observa que “a primeira turma é uma espécie de embaixadora das demais”.

Para a professora aposentada do Instituto, e uma das fundadoras do curso, Ednalda Almeida, há que se destacar também o fator emocional do momento: “você ver a realização de um sonho pelas mãos de jovens empenhados, dedicados, disciplinados, passando um aperto danado ao longo do curso é muito gratificante, embora essa palavra esteja tão queimada!”, observou ela.

Marlúcia Cereja de Alencar, diretora de Ensino dos Cursos de Licenciatura, ao descerrar a placa com a estudante Lara, homenageou professores que contribuíram para a criação da Licenciatura em Letras. “Todos vocês, desde o início, acalentaram esse sonho e ele foi crescendo até a gente conseguir fazer o projeto do curso e colocá-lo em andamento. Então, é um testemunho de muito orgulho”, disse ela aos formandos e professores presentes.

Inngrid Alves Gomes e Laís Rosa estão entre os recém-formados que já lecionam. Inngrid trabalha no Externado Campista e no curso preparatório para ingresso ao Instituto, chamado Pro-IFF, e Laís no Projeto Mais Educação, do Governo do Estado. “É bom saber que a gente conseguiu, apesar das dificuldades, das greves, da monografia, que foi bem apertado pra gente”, revela Inngrid, enquanto Laís comemora a etapa superada: “é um sonho que a gente agora está realizando efetivamente!”.

A estrutura do curso surpreendeu Lucas Simão Manhães. Ele esperava algo “mais experimental”. A impressão que leva é positiva: “tivemos o privilégio de ter um corpo de professores incrível! Acho que a gente está abrindo caminhos e é uma missão cumprida. Pra todo mundo, o curso significou muita coisa.