CAMPUS CAMPOS CENTRO

Trocas

Campus Campos Centro apoia colegas do Napnee do IF Sudeste de Minas

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 15/08/2017 20h03, última modificação 18/08/2017 16h45
Equipe está implantando política de inclusão no instituto mineiro e teve interesse despertado por materiais didáticos
Cooperação IFF / IFSudeste de Minas

Servidores dos dois institutos, durante a visita.

O trabalho do Núcleo de Apoio aos Portadores de Necessidades Educacionais Especiais (Napnee) do Campus Campos Centro vem sendo realizado há vários anos. A experiência, ações e materiais produzidos pelo setor podem ajudar nesse momento de ampliação de serviços já iniciados no IF Sudeste de Minas, como conta a assistente social do setor de Ações Inclusivas, Vanessa Moreira de Oliveira: “Viemos conhecer para ver o que está dando certo, para tentarmos implementar algumas coisas. Algumas a gente já faz, então é bom para vermos se estamos no caminho certo”.

O trabalho do Napnee chegou ao conhecimento dos educadores do IFSudeste durante um encontro realizado no Instituto Benjamim Constant, no Rio de Janeiro. A equipe de Minas foi recebida no dia 10/08, pela coordenadora do Napnee, Sirley Brandão dos Santos e servidores do setor. Entre outras atividades, foram apresentados à equipe os materiais adaptados para ajudar deficientes visuais a estudarem assuntos  nas áreas de Matemática e Ciências da Natureza

- A experiência do IFF vem de anos. Como vamos começar agora, achamos importante vir pegar essa referência daqui, principalmente na adaptação de materiais. Começamos, mas de forma bem inicial. Pudemos ver os materiais que têm aqui, que são muito bons, uma produção maravilhosa! A gente ficou encantada com tudo – ressaltou Vanessa.

Em novembro, o IFSudeste de Minas vai realizar um seminário de Pesquisa, ensino e extensão. Vanessa informou que será composta uma mesa para discutir os desafios e perspectivas da educação especial na rede de educação profissional e tecnológica. Os organizadores pretendem levar profissionais de outros institutos para falarem de suas experiências.

Para a coordenadora do Napnee, Sirley Brandão, o setor hoje reflete o trabalho realizado por seus diversos profissionais. "O nosso Napnee é referência no atendimento de pessoas com deficiência, devido à nossa experiência, somos convidados para demonstrar como o Campus Campos Centro, através de projetos de Extensão, Pesquisa e Monitorias contribui para o acesso, permanência e êxito deste público."