CAMPUS CAMPOS CENTRO

Bastidores das formaturas

Cerimônias que encantam estudantes e familiares envolvem diversos setores

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 04/07/2017 14h18, última modificação 04/07/2017 14h18
Trabalhos iniciam meses antes e demandam orientações a milhares de estudantes de dezenas de cursos.
Bastidores das formaturas

A diretora do Registro Acadêmico, Aline Pires Vasconcelos (centro) e integrantes da equipe.

A formatura de cursos do Ensino Técnico Integrado ao Médio e do Ensino Superior é realizada após o final de todo período letivo e é marcada por uma bela cerimônia, na qual os estudantes colam grau. Para os discentes é elaborada uma reunião em que se decide detalhes como quem fará o discurso, o professor a ser convidado para ser o paraninfo e sobre quando provar a beca. Feito isso, é comparecer à festa com familiares e convidados.

Mas, meses antes, o Registro Acadêmico do campus já está mobilizando sua equipe para conferir a lista de estudantes aptos para colar grau, se faltam documentos e depois as listas de formandos, por cursos e graus, é elaborada para a confecção do diploma. Ligado à Diretoria de Gestão Acadêmica (DGA), o Registro faz sua parte enquanto a Coordenação de Multimídia entra em quadra para orientar a organizar os trabalhos de montagem de mesa, luz, som e distribuição das cadeiras para formandos e convidados.

Na estrutura administrativa, assumem tarefas também a Diretoria de Assuntos Estudantis e as Diretorias de Ensino. Muitos detalhes têm de ser cuidados pela Registro Acadêmico: etapas de conferência de toda a documentação dos estudantes e controle da assinatura da Ata da Colação, no dia do evento.

- Realmente, toda a equipe das duas coordenações do Registro Acadêmico, a saber a de Ensino Superior e a de Ensino Básico, estão de parabéns pelo empenho dos seus servidores, terceirizados e coordenadoras, que com dedicação e zelo, dão conta do pano de fundo desse espetáculo, em um trabalho não visível ao público, mas sem o qual a grandiosidade desse momento não seria possível! - comenta Aline Pires.

Quando esteve na Direção de Ensino, no período de 2012 a 2014, o atual diretor geral do campus, Carlos Alberto Henriques, fez o projeto de ampliação do Registro, concluído recentemente com a ocupação de espaços das direções de ensino. A atual gestão também criou a Direção do Registro Acadêmico. Sobre a mobilização do campus para realizar as cerimônias, Carlos Alberto lembra do esforço dos estudantes cumprindo as exigências curriculares de seus cursos e do ambiente colaborativo entre setores distintos.

- É um processo que para ser realizado, necessário se faz a contribuição de todos os profissionais da educação que trabalharam nesta construção: professores, técnicos administrativos e terceirizados. O Registro Acadêmico, além de acompanhar e registrar toda a trajetória do aluno na escola, tem contribuído com muito sucesso, junto com o Multimídia, na realização deste evento que para os alunos e seus pais é um momento de orgulho e esperanças. Agradeço a todos por mais este sucesso - finaliza ele.