CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

AmbHidro

Ciclo de Palestras do doutorado abre com live em 16 de junho e vai discutir soluções ambientais

por Vitor Carletti / Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 10/06/2020 18h54, última modificação 11/06/2020 10h05
Palestrantes internacionais também irão contribuir com vídeos que serão divulgados pelo canal do YouTube.
Ciclo de Palestras do doutorado será transmitido pelo YouTube

O Programa de Doutorado em Modelagem e Tecnologia para Meio Ambiente Aplicadas em Recursos Hídricos (AmbHidro) do Instituto Federal Fluminense (IFF) inicia seu Ciclo de Palestras de 2020 na terça-feira, dia 16 de junho, às 19h com uma live que será transmitida pelo YouTube do curso.

As inscrições do evento foram abertas nesta quarta-feira, 10 de junho, e podem ser feitas AQUI. A conferência online será aberta pelo reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo. A mediação ficará por conta do coordenador do doutorado profissional AmbHidro, Jader Lugon Junior.

O evento terá duas palestras. A primeira com tema " Modelagem e tecnologia em recursos hídricos" que será feita pelo pró-reitor do IFF de Pesquisa, Extensão, Inovação do IFFluminense, Vicente de Paulo Santos de Oliveira. E para fechar a live, o doutor em Botânica e professor do Programa de Pós- graduação em Qualidade Ambiental da Universidade Feevale Jairo Lizandro Schmitt irá falar sobre "Ciências Ambientais no Brasil: um olhar para Programas Profissionais".

Como o processo seletivo do doutorado está suspenso devido à pandemia do novo coronavírus, as palestras online têm como objetivo conectar os futuros alunos e profissionais às pesquisas de soluções tecnológicas para a área ambiental. A banca examinadora vai ainda fazer as entrevistas com os candidatos aprovados.

Para a coordenadora da Pós-graduação do Campus Campos Centro, Daniela Bogado, o ciclo de palestras vai dialogar com alunos dos cursos técnicos, da graduação e do mestrado que estão envolvidos com a área ambiental.

"As palestras são uma forma de apresentarmos nosso corpo docente e estar tratando dos temas que estamos oferecendo aos alunos no edital", afirma.

Linhas de pesquisa

Jader explica que o Ciclo de Palestras será feito todos os anos e que palestrantes da Espanha, Chipre, Cuba, Canadá e Portugal irão participar com suas pesquisas. O coordenador do doutorado profissional explicou como o estudo de soluções tecnológicas poderiam ajudar a minimizar problemas corriqueiros como a falta de água e os alagamentos.

"O tema do nosso doutorado basicamente é sobre recursos hídricos. Nós temos uma vertente que é a parte de modelos matemáticos em que você tem a possibilidade de colocar uma série de informações dos modelos que possam simular cenários de interesse sobre aquele corpo hídrico. Exemplo. Caso a população aumente e tenha um consumo maior de água ou uma quantidade maior de poluentes sendo lançada, ou seja, cada uma dessas variações de entrada no modelo é possível verificar como aquele corpo hídrico poderá responder a essa solicitação maior que está se fazendo dele.Esse seria o programa principal da área de modelagem."

E prossegue com a explicação: "Mas temos programas de quantidade e qualidade da água. Uma hora pode faltar, outra hora ter água demais, o que pode ter alagamentos e problemas nas cidades. Outra hora pode ter água que não pode ser consumida e pode causa doenças", disse.

Segundo Jader, o doutorado vai explorar também pesquisas sobre tecnologia voltada ao monitoramento. "É importante estar medindo e ver como esses corpos hídricos estão se comportando e propor soluções para esses problemas."

Palestras

"Aprendendo a acessar base de dados de monitoramento ambiental de órgãos governamentais brasileiros"

Leonardo Bernardo Campaneli da Silva, doutor em Ciências Ambientais e Conservação, Docente AmbHidro IFFluminense

"Bioelectrochemical systems for enhanced wastewater treatment and energy recovery"

Ricardo Bello-Mendoza, PhD degrees in chemical engineering with environmental technology, University of Canterbury, New Zealand

"Ações do Comitê de Bacia Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul e do Itabapoana na Região Hidrográfica IX e demandas de projetos de pesquisa"

Vicente de Paulo dos Santos de Oliveira, pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Inovação do IFFluminense

"Tratamento de efluentes líquidos do processamento de café por meio da digestão anaeróbia

Adriano Henrique Ferrarez, doutor em Engenharia Agrícola, docente AmbHidro IFFluminense

"Solução de problemas diretos e inversos como auxílio no processo de tomada de decisão aplicados a eventos extremos em bacias hidrográficas"

Wagner Rambaldi Telles, doutor em Modelagem Computacional, docente AmbHidro IFFluminense, UFF

"Biogás + Algas: experiência na valorização de efluentes e emissões agroindustriais"

Jorge Miñon Martinez, doutor em Ciência e Engenharia Agroalimentar e de Biosistemas, Universidad de Burgos/Espanha

"Condições dos recursos hídricos na região hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul"

Carlos Ronald Macabu Arêas, graduado em Agronomia pela UFRRJ – Seropédica-RJ e especialista em Gestão e Manejo em Sistema Florestais pela UFLA – Lavras-MG

"Desenvolvimento de modelos para avaliação do transporte de contaminantes em bacias hidrográficas e estuários"

Jader Lugon Junior, doutor em Modelagem Computacional, Coordenador AmbHidro IFFluminense

"Ações do Comitê de Bacia Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul e do Itabapoana na Região Hidrográfica IX - Sala de Monitoramento

João Gomes, doutor em Ciência Animal, Diretor Presidente do CBHBPSI