CAMPUS CAMPOS CENTRO

Tecnologia e Educação

Coletânea recém lançada reúne relatos acadêmicos de projetos desenvolvidos em campi do IFF

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 09/05/2016 17h29, última modificação 09/05/2016 17h31
Obra apresenta pesquisas desenvolvidas por docentes e discentes envolvidos com a temática Mídia-Educação
Capa do livro

Livro conta com pesquisas feitas por servidores do IFFluminense

A partir da organização de Adalberto Romualdo Pereira e Karine Lobo Castelano, acaba de ser lançado pela editora Brasil Multicultural o livro "Mídia e tecnologia na sala de aula: elementos facilitadores", que apresenta discussões e caminhos norteadores quanto ao uso das tecnologias em sala de aula. O objetivo é promover uma reflexão sobre os modos de uso e apropriação das mídias pelos professores, bem como contribuir para a divulgação de pesquisas na área das tecnologias da informação e comunicação. Dos nove capítulos - cada um apresentando um estudo - cinco são de campi do IFFluminense.

Do campus Campos Centro, há integrantes em duas pesquisas:  uma trata da "Aprendizagem colaborativa e empreendedorismo em cursos de gestão: um caso da rede de saberes coletivos (ReSa)", com a participação do técnico administrativo Andre Fernando Uébe Mansur, em cooperação com Nilo Américo Fonseca de Melo e Maria Cristina Villanova Biazus; a segunda é um estudo feito pela professora Larissa Brum, no qual ela estuda "O ensino de língua estrangeira na era do letramento digital: as possibilidades práticas dos recursos midiáticos."

Karine Lobo Castelano, ex-coordenadora do projeto "Jornal na escola" do campus Quissamã, e agora voluntária, participa de pesquisa ao lado de Gerson Tavares do Carmo entitulada "Jornal escolar: mídia impressa sob o viés da autoria e autoestima no ensino médio". Com a temática "TV Mural: além da sala de aula", Juliana Marinho dos Santos
Jéssica Mulinari Mota representam o campus Macaé. Já Itaperuna aparece na obra através do estudo sobre educação a distância: "O uso de um ambiente virtual de aprendizagem em disciplinas semipresenciais de um curso superior de educação", de Leandro da Silva Foly.

Comunicação Social do campus Campos Centro