CAMPUS CAMPOS CENTRO

PARTICIPAÇÃO

Comissão Própria de Avaliação vai aplicar pesquisa institucional em março

por Vitor Carletti / Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 16/12/2019 14h10, última modificação 16/12/2019 14h10
Alunos, professores e técnicos-administrativos terão a oportunidade de apontar os pontos fortes e fracos do IFFluminense.
Comissão Própria de Avaliação vai organizar pesquisa institucional

Representantes do IFF Campos Centro na CPA. Da esquerda para direita: Jacqueline, Kleverson, Wagner, Luciano e Patrícia.(Foto: Raphaella Cordeiro)

Os representantes do Campus Campos Centro na Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Instituto Federal Fluminense (IFF) se reuniram no dia 6 de dezembro para começar a escolher quais perguntas estarão na próxima pesquisa institucional que será aplicada em março de 2020 nos 12 campi e na Reitoria.

Alunos, professores e técnicos-administrativos serão questionados, entre outros pontos, sobre o ensino, a pesquisa, a extensão, a infraestrutura e a comunicação do Instituto. A relação com a comunidade externa também será avaliada na pesquisa.

Com a resolução n º30/2019, as Comissões Locais foram extintas e a CPA agora tem 63 membros de todos os campi, entre titulares e suplentes, que representam os segmentos dos professores, estudantes e técnicos-administrativos.

Professor do IFF Campos Centro, Wagner Bretas foi escolhido como presidente da CPA e disse que é preciso mobilizar a comunidade para que se envolva no processo de avaliação do Instituto.

“Em março do ano que vem, nós vamos ter a aplicação desse questionário no IFF inteiro. E resolvemos retirar e colocar algumas questões e ajustar conteúdos para que a gente consiga extrair da comunidade do IFF, dos docentes, dos discentes e dos técnicos administrativos como eles avaliam cada uma das dez dimensões do sistema nacional de avaliação do MEC para que a gente possa dar subsídios à gestão seja em nível de Reitoria, direção ou coordenação de curso”, disse.

Segundo o presidente da CPA, com os dados em mãos os gestores dos campi e da Reitoria poderão definir quais estratégias serão mais adequadas para atingir as prioridades do IFF.

“Vai ser um instrumento valiosíssimo para que a gestão seja mais técnica baseada em indicadores que são levantados a partir da comunidade interna e até da comunidade externa”, disse.

No Encontro Regional das CPAs do Ensino Superior de Campos e região, realizado em 5 de dezembro na Uniflu, ficou definido que o IFF irá sediar o evento em 2020, segundo Bretas.