CAMPUS CAMPOS CENTRO

Desafio CITI

Competição de Robótica do CITI 2019 testa competências técnicas de estudantes

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 29/11/2019 13h55, última modificação 29/11/2019 13h55
O desafio ocorreu durante a manhã desta sexta-feira, 29 de novembro, na quadra poliesportiva do IFF campus Campos Centro.
Competição de Robótica

Competição de Robótica. (Foto: Letícia Cunha)

O último dia do X Congresso Integrado da Tecnologia da Informação (CITI) ocasionou competências na área de informática e robótica, como o Desafio CITI, propondo uma competição de robótica para incentivar o uso da criatividade e aplicação de conhecimentos técnicos dos participantes. Na disputa, apenas robôs autônomos, dispensando o uso de controles remotos e outras interferências humanas.

O desafio consistia em capacitar o robô autônomo a seguir um circuito com fitas pretas – para que o dispositivo detecte o trajeto pelo sensor de cor – sem esbarrar nos obstáculos distribuídos pela pista e conseguir carregar 3 bolas, representando vítimas a serem resgatadas, para o final da área. Passar no espaço de dois marcadores posicionados pela equipe também valia pontuação.

Estar regularmente matriculados na rede pública ou particular de ensino no Fundamental, Médio ou Superior era uma das exigências para os competidores. De acordo com o professor de Informática Davi Vasconcelos, a maioria das equipes “são do IFF. Do campus Centro, três do IFF Guarus, duas ou três de Macaé. Há escola também da Prefeitura participando”.

Maria Gabriela Crisostomo, 14 anos, é capitã da equipe Biotech e mostrou sua animação em participar do evento: “É nossa primeira competição de robótica. Começamos a trabalhar no robô há 3 meses. A gente sabe que robótica e toda a área de engenharia hoje em dia está bem presente no mercado de trabalho, então de certa forma vai ajudar muitas pessoas futuramente. Ficamos muito feliz de estarmos participando, é um começo de experiência”.

Representando a equipe X-Mecânica, a aluna Jeiziane de Oliveira, 13 anos, da Escola Municipal José do Patrocínio, é iniciante em um projeto de ensino de robótica no campus IFF Guarus, o Engenhoca, e falou sobre seu contato com a área logo cedo: “No começo eu era bem tímida, mas agora estou começando a gostar muito de fazer robótica. Eu não tinha interesse antes, mas comecei a frequentar o projeto com minha amiga. Foi bem legal pra gente aprender e saber como funciona as competições”.

As premiações estão previstas para começarem por volta das 14h. Campeão Geral, Vice-campeão Geral, Terceiro Lugar Geral e Melhor Equipe de Nível Médio serão os títulos distribuídos pelas equipes de acordo com a pontuação total. Haverá Prêmio Destaque, sendo escolha do público, e Prêmio Criatividade, escolha dos árbitros.