CAMPUS CAMPOS CENTRO

Ensino Aprendizagem

Comted convida para palestra Projeto Gente: a escola sem fronteiras

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 28/09/2017 17h12, última modificação 28/09/2017 17h12
A palestra vai ser ministrada nesta sexta-feira, 29/09, às 9 horas, no Auditório Reginaldo Rangel e a inscrição deve ser feita pela internet.

Inscrições

O Gente foi projetado pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, e dissolve fronteiras e limites educacionais para proporcionar aos seus 240 alunos um ensino que preze pela autonomia. Isso se evidencia pela arquitetura escolar: no modelo inicialmente idealizado para o Gente, as aulas aconteceriam simultaneamente em um par de amplos salões sem divisórias e sem paredes com mesas arredondadas e bastante espaço para circulação e interações.

O modo como a escola foi construída influencia sua pedagogia, e isso é fundamental para que o processo inovador de educação se constitua. Não só as paredes foram extirpadas, como também os ideais tradicionais de turmas e
disciplinas. “A ideia é que os alunos ficassem divididos em dois grandes salões, acompanhados pelos professores mentores, trabalhando em famílias, estimulando a colaboração e desenvolvimento de soluções coletivas para as
dificuldades cotidianas”, explica Alexandre Rodrigues, gestor operacional do projeto.

Sobre a palestra

A palestra, a ser ministrada pela professora Marcela de Oliveira, é aberta à comunidade interna e externa. A iniciativa marca a finalização da jornada vivenciada pelos participantes do Curso de Extensão: Conexão Professor-Aluno, promovido pela Coordenação de Metodologias e Tecnologias para Educação (COMTED) / Diretoria de Gestão Acadêmica (DGA). "Otima oportunidade para demais interessados conhecerem mais este projeto aprendizagem centrada no aluno, sucesso no Brasil", enfatiza o coordenador da COMTED, André Uébe.