CAMPUS CAMPOS CENTRO

Conheça a missão do Núcleo de Inovação Tecnológica

por Antonio Fernando Nunes Ribeiro de Barros publicado 11/12/2015 14h25, última modificação 11/12/2015 14h25
Entre os objetivos estão a promoção e fortalecimento da interação entre a capacidade científica e tecnológica do Instituto com as atividades de pesquisa

Criado em 2009, o Núcleo de Inovação Tecnológica do IFFluminense (NIT) é um órgão executivo subordinado à estrutura organizacional da Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação, que tem o propósito de viabilizar a transferência do conhecimento científico e tecnológico gerado na instituição para a sociedade, bem como promover a adequada proteção das invenções geradas no âmbito do Instituto a fim de contribuir para o desenvolvimento social, cultural e tecnológico do país. É responsável por gerir a política de inovação adotada pelo IFFluminense, cujas atividades são:

• celebração de contratos de transferência de tecnologia e de licenciamento de patentes de sua propriedade;

• prestação de serviços de consultoria especializada em atividades desenvolvidas no âmbito do setor produtivo;

• estímulo à participação de servidores em projetos com foco na inovação;

• capacitação de técnicos e pesquisadores em relação à cultura de inovação;

• dentre outras.

O Regimento do NIT foi aprovado em 27 de março de 2014 por meio da Deliberação nº 05/2014 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Federal Fluminense, que também aprovou a sua primeira alteração por meio da Deliberação nº 01, de 22 de janeiro de 2015. O atual coordenador do NIT do IFFluminense é o Professor Rodrigo Martins Fernandes, nomeado por meio da Portaria nº 184 de 13 de março de 2013.

A página do NIT-IFFluminense pode ser acessada pelo endereço eletrônicohttp://sites.google.com/site/nitiffluminense/, onde são encontrados formulários, documentos e informações importantes relacionados a Propriedade Intelectual do Instituto Federal Fluminense.

Missão do NIT: promover e fortalecer a interação entre a capacidade científica e tecnológica do Instituto com as atividades de pesquisa, transferência de tecnologia e inovação em prol das necessidades da sociedade, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social, ambientalmente sustentável, do país.