CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

Espaço e Paisagem

Curso de Arquitetura e Urbanismo convida para I Seminário de Pesquisas da paisagem

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 26/11/2018 14h30, última modificação 26/11/2018 14h43
Evento vai ser realizado nos dias 29 e 30 de novembro no Campus Campos Centro do IFF. Pela manhã, iniciará às 8h; à tarde, às 14h30min e a palestra às 18h30min.

A proposta do evento nasce como um desdobramento dos trabalhos de pesquisa e extensão de um grupo de docentes e pesquisadores do IFF que, integrando a Rede de Pesquisa "Quadro do Paisagismo do Brasil – Sistema de Espaços Livres (QUAPA-SEL)", orienta seus estudos sobre as cidades brasileiras, com foco no Norte Fluminense, tendo como chave de leitura o Sistema de Espaços Livres.

O fortalecimento deste grupo do IFF culminou na criação do "Ateliê de Pesquisas da Paisagem (APPA)", núcleo de pesquisa que estuda a paisagem do município de Campos dos Goytacazes e região, objetivando compreender a estrutura da forma urbana e estudar os elementos que compõem a paisagem, em especial seu sistema de espaço livre, suas formas de apropriação e de desenvolvimento da esfera pública, suas características, tanto morfológicas quanto simbólicas, e seus agentes produtores.

Objetiva também contribuir na elaboração de políticas públicas que visem à qualificação do sistema de espaços livres e da forma urbana, considerando a importância do sistema de espaços livres para o planejamento urbano e no exercício do direito à cidade.

O evento contará com palestras e mesas redondas que objetivam discutir a temática da paisagem e seu sistema de espaços livres. A dinâmica do evento conta também com Grupos de Trabalho (GTs) que discutirão temas mais específicos, tais como Plano Diretor, Agentes Produtores do Espaço Urbano, Uso e Apropriação, Morfologia da Paisagem e Ensino de Paisagismo, tendo a paisagem de Campos dos Goytacazes e região como objeto de estudo, objetivando a interlocução da comunidade acadêmica com os diversos agentes produtores do espaço urbano.

Mais informações e inscrições AQUI

(Com texto de Danielly Cozer Aliprandi)