CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

Campo

Curso de Engenharia Elétrica realiza visita técnica à usina hidrelétrica de Funil

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 17/08/2018 16h22, última modificação 17/08/2018 20h04
Estudantes de Engenharia Elétrica vivenciam no complexo técnico e tecnológico da usina conhecimentos adquiridos em sala de aula.
Visita Técnica da Engenharia

Estudantes observam o funcionamento de uma das turbinas de geração de energia.

Estudantes do 5º, 6º e 7º períodos do Curso de Bacharelado de Engenharia Elétrica, oferecido no Campus Campos Centro realizaram a visita na quinta-feira, 16 de agosto, acompanhados por professores do curso. O grupo foi recebido pela equipe técnica da usina e pode conhecer instalações externas e internas. Entre elas o grupo gerador e a barragem que reserva a água necessária ao funcionamento das turbinas elétricas. 

De acordo com o professor Luilcio Silva de Barcellos há outras visitas agendadas, sendo a próximas ainda este mês para turmas do 5º e 6º períodos. "Dia 27 vamos visitar a CM Comandos, que é uma fábrica de no-breaks, a Steck, que é uma fábrica de equipamentos de instalações elétricas e na quarta-feira, 29, vamos visitar a ENIE - uma feira nacional de fabricantes de material elétrico.

O professor ressalta que  as visitas "enriquecem muito" o aprendizado dos estudantes. "A gente fez visitas no começo da turma, eles estavam fazendo os quatro primeiros períodos básicos. E como o Ricardo falou, quando eles fazem a visita uma coisa agrega à outra. O aluno vai ver na realidade aquilo que estudou  na sala de aula. Por exemplo: ele estudou sobre turbinas elétricas, mas quando lá, na hora, ele vê a turbina funcionando é outra dimensão".

Para a estudante Tayná Gomes da Silva Campista, do 6º período, "foi uma ótima aula de campo. Lá a gente percebeu que eles não se importam só com a geração de energia, mas sim com os impactos ambientais que a usina causa. Eles fazem o tratamento de água no reservatório" para minimizar o impacto para o rio.  

Agrega Conhecimento - O estudante do 7º período Ricardo Pessanha Henriques Filho fez sua segunda visita a uma hidrelétrica. "A primeira viagem que fizemos, à hidrelétrica de Cubatão, em São Paulo, foi muito agregador porque foi um primeiro contato para um futuro engenheiro eletricista. E nós, que ainda não tínhamos tido uma matéria mais específica dessa parte, meio que abriu nossos olhos com relação a isso. E agora que a gente está cursando a disciplina de fontes renováveis, temos uma matéria sobre hidrelétrica especificamente. Nós fomos para essa viagem com um conhecimento muito maior. Nos deparamos lá com muita coisa que já conhecíamos e já havíamos aprendido. Foi muito interessante."  

Além de Luilcio, acompanharam os estudantes os professores Luis Augusto Caldas, Gevaldo da Silva Matta, Jonathan Velasco da Silva e Luciano Magalhães Areas.