CAMPUS CAMPOS CENTRO

PAPMEM

Curso oferecido a professores de matemática completa dois anos

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 30/08/2018 20h29, última modificação 31/08/2018 18h07
O Campus Campos Centro do IFF é polo da iniciativa que atende a professores do norte e noroeste fluminense.
PAPMEM

Professores durante aula do curso (Diomarcelo Pessanha/Núcleo de Fotografia do IFF)

Este ano o Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio (PAPMEM) ofereceu no polo situado no campus 60 vagas, 20 a mais que no ano anterior. Ao vir para o Instituto Federal Fluminense, o curso tornou-se mais acessível aos docentes do interior. Há 53 centros  em instituições pelo país, entre eles o Campus Campos Centro. De acordo com o professor Alex Cabral, coordenador do polo, há participantes de municípios como Quissamã e Itaperuna e, principalmente, de Campos dos Goytacazes, cidade com maior número de professores da área.

Muitos professores da rede municipal, estadual, federal e até particular, também tinham que ir ao Rio fazer esse curso. Então, o custo era muito alto para sair daqui e passar uma semana na capital. Foi um ganho muito grande para nosso Instituto e para nosso município como um todo - observa Alex.

As aulas são transmitidas simultaneamente por videoconferência no Brasil inteiro e ocorrem em tempo integral (das 9 às 17 horas), durante uma semana, com aulas expositivas durante a manhã e dinâmicas de grupo à tarde.  O curso e todo material utilizado é gratuito. O material é produzido pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e aborda assuntos relativos ao Ensino Médio, treinamento em matemática, além de fomentar a atualização e capacitação do corpo docente da disciplina.

Segundo o coordenador, se tornar um polo é muito difícil. "Quando ligaram dizendo que estaríamos aptos a ser um polo do PAPMEM, foi uma grande satisfação para nós do Campos Centro. Quando nós pensamos e tivemos essa oportunidade, a gestão foi altamente receptiva para essa causa, sem o apoio não seria possível."- lembra ele.

As aulas do primeiro semestre foram realizadas entre 16 a 20 de julho. As próximas serão em janeiro. "Desse grupo que fez agora em julho, já tem pelo menos 15 que querem fazer novamente em janeiro." - revela Alex.