CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

Goitacá

Curso preparatório para o vestibular atrai interesse de estudantes de escolas públicas

por Antonio Barros publicado 27/02/2018 17h36, última modificação 28/02/2018 18h17
O curso é voltado para estudantes de escolas públicas, visa também promover a cidadania e terá suas aulas de segunda a sexta-feira.
Curso Goitacá

Projeto de Extensão Curso Preparatório Popular Goitacá está mais uma vez oferecendo vagas, este ano são 40, para estudantes interessados em ingressar no ensino superior pelo Enem ou vestibulares. São 30 vagas para novos alunos e 10 reservadas a participantes do ano anterior. Como o número de interessados supera a disponibilidade de vagas, haverá sorteio para definir a turma na sexta-feira. 

O curso é integrado por voluntários oriundos de instituições públicas como IFF, UFF, Uenf e Isepam e até estrangeiros (um professor cubano participou no ano passado). O estudante do 8º período da Licenciatura em Geografia, oferecida pelo Campus Campos Centro, Herberto Serpa, está entre os voluntários. A experiência o tem surpreendido como licenciando e no plano pessoal:  

   - Acho que a pessoal é até mais importante do que a obrigação de cumprir hora de estágio, porque o ensino, na prática, é muito diferente do que você aprende na teoria e dentro da sala de aula. A oportunidade que eu tive no projeto na formação de professor é muito enriquecedora - conta Herberto.

A estudante do terceiro ano do ensino médio de uma escola estadual Sara Gomes vai fazer o Enem e pretende ingressar no curso de Arquitetura e Urbanismo oferecido pelo Instituto. "Eu pretendo aprender muitas coisas porque minha escola é um pouco fraca, pelo menos eu acho, então vou aprender mais e espero ter possibilidade de passar com uma nota boa". Sua colega Jhamilly Canecas recebeu um folheto informativo na escola na segunda e acompanhou a amiga na inscrição, na terça-feira, 27/02, visando o curso de Licenciatura em Educação Física, também oferecido no campus. "Tenho vontade de fazer faculdade ou algum curso aqui do IFF", revelou ela". 

Síria - Para surpresa da equipe de voluntários que trabalha na inscrição dos candidatos, a Síria Selen Tabla, de 18 anos, também se candidatou a uma das vagas nesta quarta-feira, 28/02, último dia da inscrição. Sua família está em Campos dos Goytacazes há dois anos, em decorrência da guerra civil em seu país. Estudante do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual João Pessoa, Selen tem interesse pelo curso de Engenharia de Petróleo - não oferecido pelo IFF - mas também em Informática. Ela recebeu ajuda da licencianda em letras do campus Tâmires Matias, aluna do 2º período. 

De acordo com a servidora Emanuela Nunes Sodré, Coordenadora do Projeto, a Aula Inaugural vai ser proferida pela professora aposentada da Licenciatura em Geografia, Guiomar Valdez e terá como tema a educação democrática.

- No decorrer do projeto tivemos vários depoimentos de alunos no sentido de que o processo de ensino-aprendizagem foi muito diferente do que acontece na escola e isso fazia com que eles quisessem vir. Alunos relataram que se sentiam tão bem aqui que, mesmo após o ENEM ter acontecido, queriam continuar assistindo as aulas.  Com isso constatamos que foi possível produzir uma educação diferenciada, democrática, que fazia sentido para a vida dos alunos - comenta Emanuela.