CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

Prevenção

Desafio de ampliar a segurança no trânsito é tema da abertura da 1ª Sipat

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 01/07/2019 11h53, última modificação 01/07/2019 22h33
As atividades da 1ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat) do campus iniciaram na manhã desta segunda-feira, 1º de julho de 2019 e prosseguirão até o dia 05 de julho.
1ª SIPAT

O instrutor do Sest Senat, Felipe Said, ministrou a palestra de abertura do evento (Foto: Letícia Cunha).

Em sua fala na abertura da 1ª Sipat do Campus Campos Centro, o diretor geral, Carlos Alberto Henriques, destacou o empenho da gestão em cuidar do tema segurança desenvolvendo várias ações preventivas, o que inclui obras e instalações, como equipamentos contra incêndio e saídas de emergências de setores do campus. A Sipat resulta dessas iniciativas. 

O instrutor do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT), Felipe Said, ministrou a palestra com tema Princípios Básicos da Condução Segura e Econômica. Ele apresentou dados estatísticos preocupantes sobre mortes no trânsito  brasileiro. Estudo aponta 50 mil mortes anuais e 150 mil notificações sobre sequelas, como limitações físicas e até mesmo mentais. "Nós temos uma natureza de correção e precisamos mudar para uma natureza de prevenção", alertou Felipe. 

Falando sobre Campos dos Goytacazes, ele explicou que a equipe do Sest Senat lida com motoristas de todo país e que eles reclamam e dizem ser difícil trabalhar na cidade, considerando o trânsito ruim e o condutor pouco educado. Por outro lado, há limitações em relação às vias. "Infelizmente, a gente tem algumas estatísticas que se sobrepõem, às vezes, até a algumas cidades que têm maior quantidade de trânsito. Isso é um indicador complicado".

Entre os problemas, "há um quantitativo grande de avanço do sinal vermelho, coisa que não acontece em outras cidades, o uso do cinto — agora tem melhorado um pouco por conta da fiscalização  e campanha de conscientização. Mas a gente ainda tem muitos condutores que trafegam ou trafegavam sem o cinto, o capacete (falta de uso). A gente luta contra isso para tentar melhorar essa postura no trânsito". 

Diretor da Diretoria de Infraestrutura, organizadora da 1ª Sipat, Robson Martins faz um convite à comunidade do campus: "A nossa saúde, a nossa vida são os nossos maiores bens! Por isso, temos de cuidar bem! Contamos com a presença de todos no Auditório Miguel Ramalho, onde serão realizadas as palestras. As demonstrações serão realizadas em frente ao Napbem (corredor externo no térreo, próximo dos quiosques). São palestras relacionadas ao trânsito, ao trabalho, à segurança. Por isso contamos com a presença de todos: servidores, terceirizados, estudantes. Será uma semana de muita experiência e muita preocupação com a nossa segurança!"

Veja AQUI a programação completa e faça sua inscrição para as palestras. Serão emitidos certificados de participação.