CAMPUS CAMPOS CENTRO

Desempenho de estudantes é destaque do Informativo do Campus

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 12/04/2017 19h27, última modificação 13/04/2017 14h15
Para professor de Física, o fato de quase dois terços de uma de suas turmas ter obtido aprovação em graduações, antes de concluir o Técnico Integrado ao Médio, é mérito do IFF.
Estudantes aprovados em graduações

Reprodução da capa do informativo de abril.

A Diretoria de Ensino da Formação Básica recebeu, no segundo semestre de 2016, sessenta solicitações de antecipação da colação de grau. Antes de concluir formalmente sua jornada acadêmica no Ensino Médio, esses estudantes obtiveram aprovação em vestibulares. De acordo com a diretora do Núcleo, Cláudia Barroso, nesses casos o Instituto antecipa a conclusão do curso permitindo que os discentes tenham seus documentos liberados para matrículas na graduação. Os estudantes, nessa situação, precisam contemplar as regras definidas considerando, entre outros quesitos, frequência e desempenho.

O professor de Física, Tiago Desteffani, conta que só em uma das turmas em que leciona, a 302 do Curso Técnico de Edificações, mais de 20 estudantes obtiveram aprovação em cursos de graduação antes de concluir o médio técnico no Instituto.

É o caso de Emanuel Ribeiro, 18 anos, aprovado para os cursos de Ciências Biológicas, na UENF, e Matemática na UFRJ. “Eu descobri que podia pedir o adiantamento, aí foquei para eu passar antes. Eu estudava com os professores daqui do IFF mesmo e usei alguns aplicativos que o Enem disponibilizou no Hora do Enem. E paguei algumas aulas particulares”.

Já Rayane da Silva Pereira, 17 anos, também de Edificações, aprovada para o curso de Arquitetura e Urbanismo do IFF valeu totalmente do que o Campus Campos Centro proporcionou:

- Eu não tive muito como estudar por fora, por conta da carga horária do curso e porque não moro em Campos. Ficava complicado. Eu consegui estudar com o que eu já tinha passado aqui na escola, com o que os professores davam e pedindo ajuda a eles. Quando dava algum tempo, também estudava pela internet. Mas o que me ajudou mesmo foi o que eu aprendi aqui, tanto no curso quanto no Ensino Médio.

Os pedidos de antecipação foram feitos por estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio de Edificações, Mecânica, Automação, Automação Industrial e Informática. Para o professor Tiago, há que de destacar essas conquistas.

- Acho que seria legal uma nota parabenizando o desempenho dos alunos pela aprovação no vestibular. É o reconhecimento do trabalho da instituição, nosso e dos alunos também. Acho que serve de motivação para os outros alunos verem lá o nome dos colegas na página do IFF e que foram aprovados. É muito positivo em todos os aspectos - comenta o professor.