CAMPUS CAMPOS CENTRO

Para todos

Dia internacional do surdo vai ser lembrado no IFF com o IV IFFoco Surdo

por Antonio Barros/Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 28/09/2020 18h48, última modificação 29/09/2020 15h12
O evento terá transmissão no Youtube pelo canal do servidor do Napnee Estêvam Farias, nesta quarta-feira, 30 de setembro, de 14h30min às 17 horas.
IV IFFoco

Arte com imagens de participantes do quarto IFFoco Surdo, no dia trinta de setembro a partir das 14 horas e 30 minutos.

Pelo quarto ano consecutivo, o Núcleo de Apoio aos Portadores de Necessidades Educacionais Especiais (Napnee) desenvolverá o IFFoco Surdo. O evento tem à frente o servidor Estêvam Farias, da equipe de educadores interpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Em suas edições presenciais, o IFFoco teve grande participação de estudantes, servidores do Instituto Federal Fluminense e pessoas da comunidade externa interessadas no assunto. Como destaca Estêvam, "é uma maneira de compartilhar como é a vivência e experiências dos surdos na sociedade majoritariamente ouvinte".

Neste quarto encontro, os organizadores convidaram influenciadores digitais "que falarão sobre temas esclarecedores para todos". Entre eles, técnicas para afastar o baixo astral na quarentena e compartilhamento das experiências de um surdo em seu doutoradoO IFFoco tem, entre suas características originais, uma forma descontraída de ser conduzido de maneira a envolver os participantes. Estêvam explica como será essa quarta edição.

- Em todas as situações precisamos ver o lado positivo. Nesta edição teremos surdos do Nordeste ao Sul do Brasil que vão compartilhar suas experiências, o que seria inviável se fosse presencial. A edição deste ano está muito rica e vale lembrar que o público-alvo não é somente surdos, mas sim, todos que têm interesse e queiram conhecer mais sobre esta cultura. Vale ressaltar que terá a interpretação simultânea em versão-voz para todos os ouvintes que assistirem.