CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

Arte inclusiva

Diretoria das Licenciaturas traz ao IFF o espetáculo de teatro Orfanato Lamed

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 17/08/2017 11h44, última modificação 17/08/2017 11h44
A peça da Cia de Arte Nissi vai ser apresentada no Auditório Cristina Bastos, no dia 1º de setembro, às 19h30min.
Peça com linguagem bimodal.

Espetáculo do grupo de Juazeiro de Norte percorre o circuito teatral do Rio de Janeiro.

(Com texto cedido pela professora Cristiaine Ribeiro)

A entrada é 1kg de alimentos não perecíveis a serem entregues no dia do evento. Para tanto, precisa fazer a inscrição para garantir o "ingresso". 

A peça é da Cia de Arte Nissi que é a primeira cia do Brasil a criar uma peça em que os atores apresentam de forma bimodal (português e Libras) e que a atriz principal é surda.

Orfanato Lamed - Sinopse

O objetivo principal desse roteiro é falar sobre identidade de forma bimodal (português e libras). Utilizando um cenário imaginário, a peça desenvolve essas características nos ambientes do Orfanato Lamed e a floresta. Os personagens são Luisa, uma menina órfã cheia de questionamentos que vive um temporal no seu interior, por ter nascido surda ela irá buscar sua identidade e nesta busca viverá uma aventura cheia de descobertas; Laodicéia, a governanta do Orfanato Lamed, que negligência seus cuidados às crianças; North, o boneco de Luisa que será  quem a guiará; Aurora e Helena, colegas do orfanato que dividem quarto  com Luisa, representam o sofrimento vivido pelas crianças naquele lugar; Valentin e Amadeu, dois velhos com personalidades distintas trarão comédia e entretenimento para o público; Turco, um comerciante viajante e esperto; Argos e Akíra, as raposas oportunistas que encontrarão Luisa na direção errada, sagazes, sempre estão no atalho pegando todos que entram por lá e levando até Ares para cumprir seus serviços prestados a ele; Ares, o senhor lobo é a representação da maldade que há no mundo.