CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

Produtividade

Dissertação de Mestrado propõe método mais eficiente para cerâmicas

por Chaeny Gama - Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 17/06/2019 19h12, última modificação 18/06/2019 12h05
O tema da pesquisa foi a modelagem de um sistema de controle que visa otimizar a produção na indústria ceramista local.
Mestrado Profissional

Bruno Lima Souza comprovou possibilidade de redução de custos para cerâmicas (Foto: Raphaella Cordeiro).

O trabalho de conclusão do Mestrado Profissional de Sistemas Aplicados à Engenharia e Gestão (SAEG) foi apresentado nesta segunda-feira por Bruno Lima Souza, no auditório Reginaldo Rangel. A dissertação teve como tema "Modelagem de um sistema de controle para fornos intermitentes de cerâmica vermelha considerando a eficiência térmica".

O projeto do mestrando teve como enfoque o contexto de produção cerâmica na baixada campista, que, segundo observou em suas pesquisas de campo, "ainda utilizam um processo muito manual". O projeto recebeu a orientação das professoras Alline Morais e Cristine Ferreira; na banca, estavam os professores Adelson Carvalho e João Rangel.

O sistema de controle desenvolvido por Bruno Lima Souza consiste na integração de três softwares mais o equipamento damper, que tem a função de isolar determinadas zonas contra o fogo. Ele concluiu, após testes em simuladores, que seria possível obter uma maior produção com menor gasto energético, além de menos poluentes e redução de cerca de 20% do custo de produção. O projeto prevê uma nova cultura de produção e melhores condições de trabalho.

O mestrando veio de uma trajetória vertical: concluiu na mesma instituição o ensino médio, curso técnico em Automação, o curso superior em Engenharia de Controle e Automação e agora, o mestrado.

"O mestrado foi um desenvolvimento incrível, onde pude aprender mais sobre a parte de pesquisa científica, me agregou muito. Nessa turma ainda tem outros colegas que irão defender em outros dias, estamos concluindo assim a segunda turma do SAEG", pontua. E também encheu de orgulho suas orientadoras. "Ficarei mais exigente com meus próximos orientandos depois de você", brincou a professora Alline Morais.